VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080718

Ramos Horta e Luís Guterres na Cimeira CPLP

Lisboa - 19 de Julho de 2008

Fórum Haksesuk (FH) - A cidade de Lisboa foi escolhida para a realização da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que está prevista para os dias 24 e 25 do corrente mês.

De acordo com a nota introdutória do secretariado da CPLP, a Conferência, que agora terá lugar, novamente em Lisboa, dará continuidade ao trabalho iniciado na capital portuguesa em 1996 e prosseguido depois nos encontros realizados na Cidade da Praia (1998), em Maputo (2000), em Brasília (2002), em São Tomé (2004) e em Bissau (2006).

Os trabalhos da XIII Reunião do Conselho de Ministros e da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo decorrerão no Centro Cultural de Belém. Por seu turno, as reuniões dos ‘Pontos Focais da Cooperação’ e do ‘Comité de Concertação Permanente’ terão lugar na Sede do Secretariado da CPLP.

A Conferência de Chefes de Estado e de Governo realiza-se, ordinariamente, de dois em dois anos. Este órgão é a instância deliberativa superior da Organização e as suas decisões são sempre tomadas por consenso.

O Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos oito países membros e reúne-se, ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que solicitado por dois terços dos Estados membros.

O Comité de Concertação Permanente reúne-se, ordinariamente, em Lisboa, na sede da CPLP, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que for considerado necessário. Este Comité é coordenado pelo representante do país que detém a presidência do Conselho de Ministros.

A Reunião dos ‘Pontos Focais da Cooperação’ congrega ainda as unidades responsáveis, nos Estados-membros, pela coordenação da cooperação no âmbito da CPLP. Compete-lhe assessorar os demais órgãos da CPLP em todos os assuntos relativos à cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Comunidade. Os ‘Pontos Focais da Cooperação’ reúnem-se, ordinariamente, duas vezes por ano.

A delegação de Timor-Leste

Relativamente à representação do Estado e Governo Timor-Leste, na Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da CPLP, Timor-Leste vai ser representado ao mais alto nível. O Presidente da República (PR) Dr. José Ramos Horta, apesar da fragilidade física decorrente do atentado falhado de 11/02, marcará presença na Cimeira como Chefe de Estado Timorense.

Na ausência do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, o Vice-Primeiro-Ministro, Dr. José Luís Guterres (LUGU), virá representar o IV Governo Constitucional da República Democrática de Timor Leste (RDTL). Na comitiva do Vice-PM encontra-se a Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Dra. Maria Domingas Fernandes Alves (Micató), que virá em visita oficial a Portugal, para um encontro com o seu homólogo, Dr. Vieira da Silva, Ministo do Trabalho e de Segurança Social de Portugal.

Marí Alkatiri e Filho na Comitiva de Ramos Horta

Apesar de não representar nenhum Órgão do Estado, o deputado e líder da oposição Mari Alkatiri (MA) fará parte da Comitiva do Presidente da República, Dr. Ramos Horta, como membro do Conselho do Estado (CE) para estar presente na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Lisboa. A inclusão de MA e Filho na Comitiva do PR tornou-se no centro das atenções da média nacional e internacional. Tudo começou desde o encontro de Marí Alkatiri com ex-vice Presidente da Fretilin Rogério Tiago Lobato em Bali no regresso da viagem ao exterior, este fez elogíos ao Ramos Horta por ter rejeitado o Cargo na ONU na chegada à Dili e agora recebeu uma prenda de viagem ao estrangeiro? Uma presença polémica, que suscita discussões e interpretações de vária ordem. Por um lado, pode ser um gesto político por parte do PR para “agradar a gregos e troianos”. Mas, por outro lado, demonstra claramente uma demarcação da posição política do Dr. Ramos Horta em relação ao PM Xanana Gusmão.

Uma tentativa de aproximação aos adversários políticos de Xanana Gusmão?! Citando exemplos concretos: depois do indulto presidencial concedido ao Rogério Tiago Lobato (RTL) no passado dia 20 de Maio, realizou-se ainda o encontro polémico do Presidente da República com o ex-tenente Gastão Salsinha e agora, decide trazer consigo o deputado e líder da oposição Mari Alkatiri, para uma Cimeira destinada apenas aos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

PNT alia-se à Fretilin

De acordo com as fontes do Fórum Haksesuk em Díli, e no Palácio das Cinzas, a Comitiva do PR integra também o ex-líder da Fretilin, Dr. Abílio de Araújo, empresário e líder do actual Partido Nascionalista Timorense (PNT) sem assento parlamentar. O PNT, conforme adiantou o Semanario Klaak, edição 21 pág. 10, do dia 7 de Julho, este Partido ter-se-á aliado à Fretilin para a formação de um futuro Governo.

2ª oportunidade para “lavar roupa suja”?

A recente viagem de Mari Alkatiri ao Estrangeiro foi classificada, pelo Forum Haksesuk, como “uma viagem de campanha política antecipada e lavagem de roupa suja”.

A questão que se coloca sobre a inclusão de Mari Alkatiri na Comitiva do PR é simples. Será que esta viagem não será uma segunda oportunidade para a lavagem de roupa suja e fazer campanhas de eleições antecipadas?

Uma coisa é uma viagem política. Outra, bem diferente, é representar um Estado numa conferência destinada exclusivamente aos Chefes de Estados e de Governos da CPLP!

Na primeira viagem que o deputado Mari Alkatiri efectuou ao Estrangeiro em 2008, no início do mês de Junho, aquele teceu duras críticas ao IV Governo Constitucional, liderado pelo PM Xanana Gusmão, acusando-o de incompetente e de desgovernar o país. Durante a sua passagem por Angola e Portugal, as críticas dirigidas ao Estado Timorense foram repetidas chegando, mesmo, a falar dos «assuntos internos» do país durante a sua estadia no estrangeiro. Algo que, no mínimo, não reflecte o sentido da frase «não lavar roupa suja», que Mari afirmou não querer fazer, nem representa o «sentido de estado» cujo discurso não apresentou argumentos, mostrando um Mari Alkatiri debilitado, invalidando mesmo a “magnitude” da sua qualidade do orador. Isso demonstra que, como político, o Dr.Mari Alkatiri denota, cada vez mais, uma decadência da sua cultura política, conforme escreveu FH na edição 23/06/2008.

Ramos Horta em Fátima

Estando ainda por confirmar, nos dias 26 e 27 de Julho, o Chefe de Estado Timorense, Dr. Ramos Horta, fará uma visita religiosa ao Santuário de Fátima, em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima por as três balas do atentado do dia 11/02 não lhe terem tirado a vida.

Para além dessa deslocação, o Chefe de Estado e sua Comitiva irão encontrar-se com a comunidade timorense em Lisboa. Por seu lado, o Vice-Primeiro-Ministro do IV Governo Constitucional, LUGU e Micató, seguirão até à cidade do Mondego ao encontro dos Académicos Timoresens de Coimbra (ATC), restante comunidade timorense, convidados e amigos de Timor residentes na região de Coimbra.

Timor Leste - Ser Cidadão Sem Exclusão

De acordo com uma fonte da Direcção Geral da ATC, contactada pelo FH, a reunião está marcada para o dia 26 de Julho, das 15h00 às 18h00, no Mini-Auditório da Associação Académica de Coimbra (AAC).
Por seu lado, o Presidente da ATC, Félix de Jesus, quando questionado sobre a eventual visita à cidade dos estudantes, confirmou ao FH que a reunião terá como objectivo promover o diálogo permanente entre estudantes e governantes não apenas para debater meramente questões de vivências académicas dos estudantes na Universidade de Coimbra, essenciais, mas também para levantar outras questões relacionadas com a nossa participação no desenvolvimento nacional de Timor Leste, a partir da diáspora.

E, como tal, sugerimos que o encontro com estes gernantes tivesse o seguinte tema: “Timor Leste - Ser Cidadão Sem Exclusão”. É uma realidade bem presente na comunidade timorense que deve ser ultrapassada, a questão de inclusão e exclusão. Uns pensam que lutaram demais e deviam ter mais atenção do Estado e outros que pensam lutaram menos ou nada se sintam excluídas no projecto de construção do Estado Nação.


E-mail: fhasesuk@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.