VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente
“O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma pátria revolucionaria democrática, uma terra livre para gente livre”.

I N T E R F E T
15 Setembro 1999
O Conselho de Segurança da ONU aprova a Resolução n° 1264,
que autoriza a criação de uma força internacional para Timor-Leste (INTERFET)
TIMOR-LESTE



Interview with Fernando Lasama de Araujo: On the road to democracy, where the streets have no name
Dezenvolvimentu Nasional presija iha Programa nebeé Programátiku
Reasun Oposisaun ba Programa VII gov
Primeiro-ministro timorense não entende críticas a programas..
Oposição exige explicações ao Gov sobre justiça e reforma adm..
Xanana Gusmão quer "ganhar experiência" como oposição..
Governo quer duplicar receitas domésticas com IVA e impostos tabaco...
Masuk Indonesia Tanpa Paspor, 2 Warga Timor Leste Diamankan Polisi
Opozisaun Rejeita, Programa VII Governu, Alkatiri: “Hau Prontu...”
Timor "satisfeito" novo acordo que regula fronteira com Austrália
Comissão confirma acordo entre Timor-Leste e Austrália

 
 
   

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Timor - Tailandia: um sucesso no fortalecimento dos laços globais

Primeira Ministra da Tailandia, Yingluck Shinawatra
& Primeiro Ministro Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmao
Foto: Yingluck Shinawatra (FB)
O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, concluiu a Visita Oficial ao Reino da Tailândia. A delegação timorense, que visitou aquele país a convite do Governo Real da Tailândia, incluiu a Ministra das Finanças, Emília Pires, o Ministro da Educação, Bendito Freitas, o Ministro do Turismo, Francisco Kabualdi Lay, e o Secretário de Estado para os Assuntos da ASEAN, Roberto Soares.

A Primeira-Ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, felicitou o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão pela sua re-eleição e expressou confiança na sua experiência e liderança como Chefe do Governo de Timor-Leste para trazer a paz e a prosperidade ao país e ao povo timorense. Num jantar oferecido pela Primeira-Ministra, Yingluck Shinawatra afirmou: “Hoje Timor-Leste provou ao mundo que tem o controlo total do seu próprio destino após a retirada da missão das Nações Unidas. Existe um grande potencial na sua economia e no turismo que será, efectivamente, ainda mais desenvolvido através do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento para 20 anos. A Tailândia continuará a ser um apoiante e um parceiro de Timor-Leste no seu processo de crescimento e desenvolvimento”.

As reuniões bilaterais, realizadas durante a visita, que se focaram no fortalecimento das parcerias em áreas que incluem a cooperação técnica, o comércio e o investimento, a cooperação ao nível da energia, a educação e a cooperação regional, foram um sucesso tendo a Primeira-Ministra da Tailândia reafirmado o compromisso do seu país em apoiar a entrada de Timor-Leste na ASEAN.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão visitou o Palácio Dusit e o Projecto Agrícola Royal Chitralada, que acentua a implementação da iniciativa de Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej designada por “Economia de Suficiência”, uma distinta filosofia tailandesa sobre o desenvolvimento económico. A Tailândia valoriza esta nova filosofia económica como uma ferramenta prática para gerir, de forma eficaz, o capitalismo para que este se alinhe e se envolva com práticas que sejam socialmente sustentáveis.

Além disto, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão participou num almoço organizado pelo Zero Hunger Challenge in Asia and the Pacific das Nações Unidas, evento que juntou líderes nacionais e internacionais num apelo ao Governo, agricultores, cientistas, homens de negócios, sociedade civil e consumidores, no sentido de trabalharem em conjunto para pôr fim à fome na região onde vivem a maior parte das pessoas subnutridas do mundo.

O Primeiro-Ministro timorense exprimiu a sua gratidão, em nome do Governo e do Povo de Timor-Leste, pelo contínuo apoio do Governo e do Povo tailandês. Actualmente, 100 timorenses encontram-se a estudar em várias universidades da Tailândia, existindo um diálogo contínuo com Oficiais tailandeses sobre como maximizar os esforços conjuntos de capacitação. O Ministro da Educação, Bendito Freitas, reuniu-se com um grupo de estudantes timorenses para encorajá-los nos seus esforços e discutir o seu progresso.

O Primeiro-Ministro teve, também, reuniões bilaterais com o Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, e com o Presidente da Birmânia, Thein Sein. A Birmânia irá assumir a presidência rotativa da ASEAN em 2014. Nesta reunião, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão manifestou ao Presidente Thein Sein o seu apoio ao desenvolvimento, e prometeu visitar o país num futuro próximo.

A visita à Tailândia terminou com uma inesperada homenagem, quando Timor-Leste foi nomeado, a partir de um grupo de 62 países-membros, para assumir a Presidência da UNESCAP, a Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia-Pacífico. O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão aceitou a nomeação e presidiu à primeira reunião do mandato de um ano reservado a Timor-Leste.

Agio Pereira 
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros 
e Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.