VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20130502

Timor - Tailandia: um sucesso no fortalecimento dos laços globais

Primeira Ministra da Tailandia, Yingluck Shinawatra
& Primeiro Ministro Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmao
Foto: Yingluck Shinawatra (FB)
O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, concluiu a Visita Oficial ao Reino da Tailândia. A delegação timorense, que visitou aquele país a convite do Governo Real da Tailândia, incluiu a Ministra das Finanças, Emília Pires, o Ministro da Educação, Bendito Freitas, o Ministro do Turismo, Francisco Kabualdi Lay, e o Secretário de Estado para os Assuntos da ASEAN, Roberto Soares.

A Primeira-Ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, felicitou o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão pela sua re-eleição e expressou confiança na sua experiência e liderança como Chefe do Governo de Timor-Leste para trazer a paz e a prosperidade ao país e ao povo timorense. Num jantar oferecido pela Primeira-Ministra, Yingluck Shinawatra afirmou: “Hoje Timor-Leste provou ao mundo que tem o controlo total do seu próprio destino após a retirada da missão das Nações Unidas. Existe um grande potencial na sua economia e no turismo que será, efectivamente, ainda mais desenvolvido através do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento para 20 anos. A Tailândia continuará a ser um apoiante e um parceiro de Timor-Leste no seu processo de crescimento e desenvolvimento”.

As reuniões bilaterais, realizadas durante a visita, que se focaram no fortalecimento das parcerias em áreas que incluem a cooperação técnica, o comércio e o investimento, a cooperação ao nível da energia, a educação e a cooperação regional, foram um sucesso tendo a Primeira-Ministra da Tailândia reafirmado o compromisso do seu país em apoiar a entrada de Timor-Leste na ASEAN.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão visitou o Palácio Dusit e o Projecto Agrícola Royal Chitralada, que acentua a implementação da iniciativa de Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej designada por “Economia de Suficiência”, uma distinta filosofia tailandesa sobre o desenvolvimento económico. A Tailândia valoriza esta nova filosofia económica como uma ferramenta prática para gerir, de forma eficaz, o capitalismo para que este se alinhe e se envolva com práticas que sejam socialmente sustentáveis.

Além disto, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão participou num almoço organizado pelo Zero Hunger Challenge in Asia and the Pacific das Nações Unidas, evento que juntou líderes nacionais e internacionais num apelo ao Governo, agricultores, cientistas, homens de negócios, sociedade civil e consumidores, no sentido de trabalharem em conjunto para pôr fim à fome na região onde vivem a maior parte das pessoas subnutridas do mundo.

O Primeiro-Ministro timorense exprimiu a sua gratidão, em nome do Governo e do Povo de Timor-Leste, pelo contínuo apoio do Governo e do Povo tailandês. Actualmente, 100 timorenses encontram-se a estudar em várias universidades da Tailândia, existindo um diálogo contínuo com Oficiais tailandeses sobre como maximizar os esforços conjuntos de capacitação. O Ministro da Educação, Bendito Freitas, reuniu-se com um grupo de estudantes timorenses para encorajá-los nos seus esforços e discutir o seu progresso.

O Primeiro-Ministro teve, também, reuniões bilaterais com o Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, e com o Presidente da Birmânia, Thein Sein. A Birmânia irá assumir a presidência rotativa da ASEAN em 2014. Nesta reunião, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão manifestou ao Presidente Thein Sein o seu apoio ao desenvolvimento, e prometeu visitar o país num futuro próximo.

A visita à Tailândia terminou com uma inesperada homenagem, quando Timor-Leste foi nomeado, a partir de um grupo de 62 países-membros, para assumir a Presidência da UNESCAP, a Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia-Pacífico. O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão aceitou a nomeação e presidiu à primeira reunião do mandato de um ano reservado a Timor-Leste.

Agio Pereira 
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros 
e Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.