VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20130127

Governo timorense lança projeto de construção da primeira autoestrada do país

Foto António Amaral / LUSA
Díli, 25 jan (Lusa) - Os ministros das Obras Públicas e dos Recursos Naturais de Timor-Leste assinaram hoje o projeto de construção da Primeira Autoestrada do país, cujas obras devem arrancar em junho.

"É um megaprojeto com um orçamento de quase 10 milhões de dólares por quilómetro", afirmou o ministro das Obras Públicas timorense, Gastão Francisco de Sousa.

A autoestrada com quatro faixas deverá estar terminada em 2017 e vai ser construída na costa sul de Timor-Leste entre o Suai e Beasu num total de cerca de 155 quilómetros.

Em junho, segundo o ministro das Obras Públicas, deverá ter início a construção da primeira fase da autoestrada, cerca de 33,3 quilómetros, que vão ligar o Suai e Fatukai.

Nos próximos meses, as autoridades timorenses vão lançar um concurso internacional para a implementação da primeira fase.

Segundo o ministro das Obras Públicas, há empresas da China, Singapura e da Indonésia "muito interessadas" em concorrer ao projeto.

A autoestrada vai suportar o negócio da indústria petrolífera que o governo timorense pretende criar na costa sul do país entre Suai e Beasu, conhecido como projeto Tasi Mane.

"É uma parte fundamental para ligar os três polos de crescimento na costa sul de Timor-Leste: Suai, Betano e Beasu", afirmou o ministro dos Recurso Naturais, Alfredo Pires.

Alfredo Pires explicou que a autoestrada vai permitir que o tempo da viagem entre o Suai e Beasu, que agora demora 10 horas, passe a durar uma hora e meia.

O projeto Tasi Mane tem como principal objetivo desenvolver a costa sul do país através da indústria petrolífera e inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.

Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, a refinaria e um grupo de indústria petroquímica em Betano e uma exploração de gás (através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) em Viqueque/Beasu.

A cerimónia de lançamento da construção da autoestrada decorreu nos escritórios da empresa petrolífera timorense TimorGAP.

MSE // JCS

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.