VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente
“O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma pátria revolucionaria democrática, uma terra livre para gente livre”.

I N T E R F E T
15 Setembro 1999
O Conselho de Segurança da ONU aprova a Resolução n° 1264,
que autoriza a criação de uma força internacional para Timor-Leste (INTERFET)
TIMOR-LESTE



Interview with Fernando Lasama de Araujo: On the road to democracy, where the streets have no name
Dezenvolvimentu Nasional presija iha Programa nebeé Programátiku
Reasun Oposisaun ba Programa VII gov
Primeiro-ministro timorense não entende críticas a programas..
Oposição exige explicações ao Gov sobre justiça e reforma adm..
Xanana Gusmão quer "ganhar experiência" como oposição..
Governo quer duplicar receitas domésticas com IVA e impostos tabaco...
Masuk Indonesia Tanpa Paspor, 2 Warga Timor Leste Diamankan Polisi
Opozisaun Rejeita, Programa VII Governu, Alkatiri: “Hau Prontu...”
Timor "satisfeito" novo acordo que regula fronteira com Austrália
Comissão confirma acordo entre Timor-Leste e Austrália

 
 
   

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Padre Doutor Domingos Sequeira


Padre Doutor Domingos Sequeira

Acabo de receber a notícia do falecimento do querido Padre Domingos Sequeira. À Diocese de Díli, ao Seminário Maior São Pedro e São Paulo e à Família enlutada apresento as mais sentidas condolências.

O Padre Domingos Sequeira era natural de Oe-Cusse. Era filho de Júlio César Sequeira e da senhora dona Domingas Marco e, nasceu a 24 de Fevereiro de 1956. 

Fez a instrução primária em na Missão de Oe-Cusse, (1964-1965), no Colégio de Soibada, (1965-1967) e no Colégio de Maliana (1967-1970). Frequentou o Seminário Menor de São Francisco Xavier (1970-1971), o Seminário de Nossa Senhora de Fátima (1971-995). 

Depois da invasão da Indonésia, foi enviado com mais dez colegas para a ilha de Flores onde fez o “Tahun Rohani”, em 1977.

  De 1978 ate 1985, frequentou o curso de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de Ritapiret da Ilha de Flores (Indonésia). 

Recebeu a ordenação de Diácono na igreja de Balide (Díli) em 1985, das mãos do Bispo de Atambua, Mgr. Anton Pain Ratu, SVD.

No dia 15 de Outubro de 1986, em Oe-Cussi, rececebu a ordenação sacerdotal. Foi ordenado pelo Núncio Apostólico Francesco Canalini. Sendo nomeado vigário cooperador trabalhou um ano na Paróquia de Ainaro em 1986/87. E em 1988, foi nomeado Pároco da mesma paróquia. No ano lectivo de 1988/89 é nomeado prefeito do Seminário Menor, em Lahane. 

Em 1991 frequentou a Universidade Pontifícia Salesiana de Roma tirando a licenciatura em Direito Canónico. Em 1993, esteve em Londres, onde tirou o curso de Diploma nas Comunicações Sociais em British Broadcasting Corporation (BBC). 
De 1994 a 1999, exerceu o cargo da Chanceler da cúria diocesana e Director da Rádio católica (Timor Kmanek).

De 1999 a 2003, foi  de novo enviado  a Roma,  frequentando a Universidade Gregoriana, onde se doutorou em Direito Canónico, com Summa Cum Laude. 
Regressado a Timor trabalhou no Seminário Maior São Pedro e São de Díli. Tendo os padres diocesanos formado a UNIO, o padre Domingos tornou-se seu primeiro presidente.

O padre Domingos Sequeira foi um sacerdote culto e amante do rigor cientifico. Publicou um livro, resultado da Tese de doutoramento: “O Envolvimento dos Presbíteros na Política: Proibição e Excepção. Estudo Histórico-Canónico-Teológico”, Roma, 2001. Faleceu em Jakarta no dia 11 de Julho de 2012.

Sentimos muito a sua perda tão prematura. Que Deus Nosso Senhor o receba na sua glória e lhe recompense por todo o trabalho sacerdotal em prol da formação dos sacerdotes timorenses e da juventude timorense.

Porto, 11 de Julho de 2012.

Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.