VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20110801

Fernando Lasama declara que se candidata à Presidencia da República porque tem experiencia do exercício de cargos do Estado

Dili, Jornal Nacional Diário (JND) - O Presidente do Parlamento Nacional (PN) e também Presidente do Partido Democrático (PD), Fernando Lasama de Araujo, afirmou que “se candidata às eleições presidenciais em 2012, porque tem experiência do exercício de cargos de Estado”. A afirmação foi feita perante o povo do Sub-Distrito Liquedoe, Distrito de Aileu, no passado sábado (23/07/2011), durante um encontro com a populção.

“Tenho experiência do exercício do cargo de Presidente da República Interino (PRI) durante um periodo dificil, quando o Estado da República Democrática de Timor-Leste, sofreu um enorme golpe, com a ocorrência de duplos atentados, contra o Presidente da República, Dr. José Ramos Horta, e da emboscada contra o Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, no dia 11 de Fevereiro de 2008”, acrescentou Lasama.

No exercício das funções de PRI, de acordo com mandato da Constituição RDTL, a qual ordenou a operação conjunta, entre as duas forças, de Defesa (F-FDTL) e de Segurança (PNTL), para restaurar a ordem e a Lei, evitando assim que Timor-Leste fosse considerado um Estado Falhado.

Lasama realçou ainda, “no exercicio das funções de Presidente do PN tenho experiencia de lidar com parlamentares das várias tendencias políticas, o que não foi fácil, mantendo a funcionalidade das instituições do Estado, de acordo com a Constituição e regulada pelo regimento do Parlamento Nacional.

A candidatura de Fernando Lasama de Araujo, numa altura em que surgem as preocupações (antes do tempo) das ditas ‘velhas gerações’ como José Ramos Horta, Mari Alkatiri, Kay Rala Xanana Gusmão, entre outros, poderem fazer a transferência do poder para as novas gerações. Esta questão foi debatida nos encontros de Maubisse I, no ano passado e Maubisse II, no dia 26 de Julho de 2011, organizados pela Igreja Católica e patrocinados pelo Gabinete do Primeiro-Ministro. O tema central do debate foi a questão da transferencia do poder da velha geração para a nova geração. A figura de Lasama representa a nova geração, tem um vasto curriculum e envolveu-se na luta pela libertação, como um dos fundadores da Resistência Nacional dos Estudantes de Timor-Leste (RENTIL) e foi preso às mãos do regime de Soharto nos anos 90 do século passado. Esta organização, fundada e liderada por Lasama de Araujo, teve um papel importante na luta pela libertação de Timor-Leste, face às estratégias adoptadas de transformação, de mais um campo de batalha para a Indonésia, através da adopção de duas estratégias importantes - a Internacionalização e Indonesiação da questão de Timor-Leste!

Fonte: Jornal Nacional Diário (JND), edição de Terça-Feira (26/07/2011) pags. 1 e 15!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.