VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

 
 
   

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ANO NOVO 2011*

O novo ano que vai começar é do calendário Romano, e foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro de 1582 para substituir o calendário juliano (do imperador romano Juliano). È este calendário que vigorou nos princípios do século XX nos países ocidentais e alguns países, como China, Rússia, etc. Hoje, praticamente, vigora em todo o mundo, pois quando se fala de campeonatos mundiais de futebol, de jogos olímpicos, de reuniões de políticos mundiais ou de qualquer outra associação, todos usam o calendário gregoriano. Há, porem, países que não seguem este calendário. Sabemos que além deste calendário, existem outros como o calendário muçulmano, chinês, judeu, etc.

Antes de Júlio César criar com a ajuda do astrónomo Sogínes o calendário dito juliano, os romanos tinham meses lunares, que começavam em cada lua nova. No primeiro dia da lua nova, chamado dia das calendas (Calendae), um dos pontífices convocava o povo no Capitólio para informar acerca das celebrações religiosas daquele mês. De calendae, os romanos criaram o adjectivo calendário e o substantivo calendárium com o qual designava o livro de contas diárias, e mais tarde, o registo de todos os dias.

Em 1582, o Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialista para reformar o calendário juliano, e passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano que passou a vigorar na Itália, Portugal, Espanha e França. Depois foi adoptado pela Alemanha, Suécia e Reino Unido. A Rússia adoptou o calendário gregoriano em 1918, a China em 1912, a Turquia em 1927 e a Grécia em 1923.

O calendário gregoriano conservou os meses do calendário juliano, constituído pelos 12 Meses: Janeiro (do nome do deus romano Jano, que era o deus das portas, e significa inicio, passagem); Fevereiro (Februs, deus etrusco da morte), Março (de Marte, Marcius, deus romano da guerra); Abril (do latim Aprilis, que significa abrir; outra hipótese, Abril deriva da deusa Aprus, o nome da etrusco de Vénus); Maio ( de Maia maiestas, deusa romana); Junho (de Juno, deusa romana, esposa de Júpiter); Júlio ( em honra do imperador romano Júlio César); Agosto (em honra de Augusto, primeiro imperador romano); Setembro ( significa sete, em latim septem; era o sétimo mês do calendário de Rómulo). Outubro ( oito, do latim octo; era oitavo mês do calendário de Rómulo; Novembro (nove, do latim novem, o nono mês do calendário de Rómulo), Dezembro,(dez, do latim decem, o décimo mês do calendário de Rómulo). No calendário actual o ano civil começa no dia 1º de Janeiro e termina no dia 31 de Dezembro.

O calendário de Rómulo ou romano era um calendário com dez meses, começando no equinócio da Primavera, e segundo a lenda, foi estabelecido por Rómulo, fundador de Roma, cerca do ano 753 a.C. O ano romano tinha de meses, tendo cada mês 30 ou 31 dias e contava por isso, 304 dias. Este primeiro calendário foi sendo reformado ao longo dos tempos até à sua última reforma em 1582.

No início deste novo Ano de 2011, desejo a todos os leitores do Fórum Haksesuk, as maiores venturas. Que seja um ano de Paz, de Progresso e de Bem-Estar para todos.

Porto, 28 de Dezembro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

*Em exclusivo ao Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.