VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente

Hili ho konsiensia, vota ho Hanoin ba POVU no Domin ba TIMOR-LESTE
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
TIMOR-LESTE



Entrevista
a Nicolau dos Reis Lobato


Lei Bandu Labarik Labele Involve Iha Kampaha Ba Futuru, Vota ho Dame! Sukit-malu mak "interesse nacional" Partido nebe la halo promesa iha eleisaun... Pemilu Timor-Leste: "Keadilan Waktu" Oinsa neutralisa tensaun entre ita nia ulun bot sira? “LÍDER IDEAL” Timor-Leste Parliamentary Elections: Hard Choices, Hard Times

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ANO NOVO 2011*

O novo ano que vai começar é do calendário Romano, e foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro de 1582 para substituir o calendário juliano (do imperador romano Juliano). È este calendário que vigorou nos princípios do século XX nos países ocidentais e alguns países, como China, Rússia, etc. Hoje, praticamente, vigora em todo o mundo, pois quando se fala de campeonatos mundiais de futebol, de jogos olímpicos, de reuniões de políticos mundiais ou de qualquer outra associação, todos usam o calendário gregoriano. Há, porem, países que não seguem este calendário. Sabemos que além deste calendário, existem outros como o calendário muçulmano, chinês, judeu, etc.

Antes de Júlio César criar com a ajuda do astrónomo Sogínes o calendário dito juliano, os romanos tinham meses lunares, que começavam em cada lua nova. No primeiro dia da lua nova, chamado dia das calendas (Calendae), um dos pontífices convocava o povo no Capitólio para informar acerca das celebrações religiosas daquele mês. De calendae, os romanos criaram o adjectivo calendário e o substantivo calendárium com o qual designava o livro de contas diárias, e mais tarde, o registo de todos os dias.

Em 1582, o Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialista para reformar o calendário juliano, e passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano que passou a vigorar na Itália, Portugal, Espanha e França. Depois foi adoptado pela Alemanha, Suécia e Reino Unido. A Rússia adoptou o calendário gregoriano em 1918, a China em 1912, a Turquia em 1927 e a Grécia em 1923.

O calendário gregoriano conservou os meses do calendário juliano, constituído pelos 12 Meses: Janeiro (do nome do deus romano Jano, que era o deus das portas, e significa inicio, passagem); Fevereiro (Februs, deus etrusco da morte), Março (de Marte, Marcius, deus romano da guerra); Abril (do latim Aprilis, que significa abrir; outra hipótese, Abril deriva da deusa Aprus, o nome da etrusco de Vénus); Maio ( de Maia maiestas, deusa romana); Junho (de Juno, deusa romana, esposa de Júpiter); Júlio ( em honra do imperador romano Júlio César); Agosto (em honra de Augusto, primeiro imperador romano); Setembro ( significa sete, em latim septem; era o sétimo mês do calendário de Rómulo). Outubro ( oito, do latim octo; era oitavo mês do calendário de Rómulo; Novembro (nove, do latim novem, o nono mês do calendário de Rómulo), Dezembro,(dez, do latim decem, o décimo mês do calendário de Rómulo). No calendário actual o ano civil começa no dia 1º de Janeiro e termina no dia 31 de Dezembro.

O calendário de Rómulo ou romano era um calendário com dez meses, começando no equinócio da Primavera, e segundo a lenda, foi estabelecido por Rómulo, fundador de Roma, cerca do ano 753 a.C. O ano romano tinha de meses, tendo cada mês 30 ou 31 dias e contava por isso, 304 dias. Este primeiro calendário foi sendo reformado ao longo dos tempos até à sua última reforma em 1582.

No início deste novo Ano de 2011, desejo a todos os leitores do Fórum Haksesuk, as maiores venturas. Que seja um ano de Paz, de Progresso e de Bem-Estar para todos.

Porto, 28 de Dezembro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

*Em exclusivo ao Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.