VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente
“O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma pátria revolucionaria democrática, uma terra livre para gente livre”.

I N D E P E N D E N S I A
28 Novembru 1975
Declaração Unilateral da Independência de Timor-Leste, proclamada pela FRETILIN em 28 de Novembro de 1975
TIMOR-LESTE



Interview with Fernando Lasama de Araujo: On the road to democracy, where the streets have no name
Dezenvolvimentu Nasional presija iha Programa nebeé Programátiku
Reasun Oposisaun ba Programa VII gov
Primeiro-ministro timorense não entende críticas a programas..
Oposição exige explicações ao Gov sobre justiça e reforma adm..
Xanana Gusmão quer "ganhar experiência" como oposição..
Governo quer duplicar receitas domésticas com IVA e impostos tabaco...
Masuk Indonesia Tanpa Paspor, 2 Warga Timor Leste Diamankan Polisi
Opozisaun Rejeita, Programa VII Governu, Alkatiri: “Hau Prontu...”
Timor "satisfeito" novo acordo que regula fronteira com Austrália
Comissão confirma acordo entre Timor-Leste e Austrália

 
 
   

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NATAL 2010 (À Direcção do Fórum Haksesuk e a todos os leitores espalhados pelos quatro cantos do mundo...)

“Eis que a Virgem conceberá e dará á luz um filho, e Lhe porão o nome de Emanuel que significa: Deus connosco” (Mt, 23). “E o Verbo fez-se carne, e habitou entre nós” (Jo.1,14). Estes dois versículos introduzem-nos no grande Amor do Senhor Jesus para com os homens. Depois do pecado dos nossos primeiros pais, Deus não abandonou há humanidade, mas quis dar-lhe uma nova orientação, uma nova experiencia. A de viver com Deus, para sempre! Deus insiste em salvar-nos hoje, actualizando o Seu “nascimento”, apesar das nossas infidelidades.

Cristo, no seu nascimento, vem tornar os homens mais solidários, mais fraternos, mais irmãos. Estamos em tempo de crise económica e financeira. Todos os dias, ouvimos falar de crise. De facto, em Portugal, ao longo de 2010, assistimos o encerramento de muitas fábricas; aumentou o número de desempregados; a pobreza atingiu vários lares.

Em Timor-Leste, apesar de todos os esforços dos políticos e governantes, o desenvolvimento integral está ainda por atingir um nível satisfatório.

Neste Natal, sabendo que a realidade é bem dura para muitas pessoas e famílias, nós não deixaremos de nunca de viver as virtudes de sobriedade, de generosidade, de partilha e de solidariedade para com aqueles que mais sofrem.

A Incarnação de Jesus é princípio de instauração de uma nova humanidade; é o princípio da realização de todas as promessas. Uma nova era, uma nova criação, uma nova aliança. Esperamos também que no novo ano de 2011, todos nós saibamos viver numa nova mentalidade: valorizar mais a ética do que o simples desejo consumista e economicista. Ética na gestão dos dinheiros públicos; na distribuição equitativa das riquezas; ética de trabalho e no uso sóbrio do dinheiro; ética de respeito, solidariedade e de partilha.

O nome de Jesus é Emanuel, significa, “Deus connosco”. E nós, seus discípulos, “seremos com Deus”, se soubermos ser solidários com os outros, sobretudo, os mais pobres.

À Direcção do Fórum Haksesuk e a todos os leitores espalhados pelos quatro cantos do mundo, desejo um Natal muito Feliz e o Ano de 2011 cheio de maiores venturas.

Porto, 20 de Dezembro de 2010.

Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.