VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101015

A PRIMEIRA SANTA AUSTRALIANA

MARY HELEN MACKILLOP, ALIÁS, SANTA MARIA DA CRUZ

No próximo dia 17 do corrente mês o Santo Padre Bento XVI canonizará no Vaticano, uma australiana, a Madre Mary MacKillop, co-fundadora das Irmãs de São José do Sagrado Coração.

Mary Helen MacKillop nasceu a 15 de Janeiro de 1842 em Fitzroy, Victoria, Austrália, e faleceu no dia 8 de Agosto de 1909, aos 69 anos de idade, em North Sydney, South Wales, Austrália.

O seu pai, Alexandre MacKillop, tinha sido seminarista e estava estudar em Roma. Mas, aos 29 anos, não sentindo inclinação para o sacerdócio, saiu do Seminário emigrando para Austrália. Chegou a Sydney em 1831.

A mãe de Mary MacKillop, Flora MacDonal era natural da Escócia e emigrou também para Austrália. Alexandre e Flora MacDonal cansaram-se em Melbourne a 14 de Julho de 1840. O casal teve 8 filhos, dos quais, a primeira era Mary Hellen MacKillop. Um dos filhos, Donald (1853-1925) tornou-se sacerdote jesuíta e trabalho entre os aborígenes no Northern Territory. Uma irmã fez-se também religiosa.

Mary MacKillop, nos seus tempos da adolescência frequentara a escola católica. Impelida pelo desejo de trabalhar para a formação de crianças, em colaboração com o Padre Julian Tenison Woods, fundou a Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração em Penola em 1866.

A Congregação de São José do Sagrado Coração (850 Irmãs, actualmente) está presente, além da Austrália, em 5 países: Timor-Leste, Irlanda, Escócia, Peru e Brasil.

Em Timor-Leste começaram a sua presença no ano de 1993 trabalhando sobretudo no campo de educação, produzindo materiais de alfabetização na língua Tétum.

Às Irmãs da Congregação de São José do Sagrado Coração, apresentamos os nossos votos de Parabéns! E que lá do Céu, Santa Maria do Cruz (Mary MacKillop) interceda junto de Deus, pelo desenvolvimento integral do Povo Timorense.

Porto, 15 de Setembro de 2010
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.