VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101014

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RAMOS-HORTA: PARABENS PORTUGAL

Presidente felicita diplomacia portuguesa por eleição para o Conselho de Segurança da ONU

13 de Outubro de 2010, 18:08

Díli, 13 out (Lusa) O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, felicitou hoje a diplomacia portuguesa pela eleição de Portugal, "por esmagadora maioria", para membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"Fico muito feliz de ter sabido o resultado da eleição na Assembleia Geral da ONU, em que Portugal foi eleito por esmagadora maioria para membro não permanente do Conselho de Segurança", declarou Ramos-Horta à Lusa.

Para o Presidente timorense, "a eleição de Portugal leva para o Conselho de Segurança um melhor equilíbrio entre países grandes, médios e pequenos" e "Timor-Leste, como todos os países menos desenvolvidos sente-se muito bem representado no Conselho de Segurança, por Portugal, além de outros países".

"Felicito a diplomacia portuguesa por esta vitória que Portugal merece, porque é um país muito solidário para com os países pobres, que faz uma enorme contribuição para o sistema das Nações Unidas", disse.

O Presidente de Timor-Leste considera que a presença de Portugal no Conselho de Segurança da ONU "é quase um direito natural", dado o envolvimento português nas missões de paz das Nações Unidas, apesar das suas limitações.

"Não acredito que haja outros países com a dimensão de Portugal, ao nível demográfico e económico, que tenham tantas forças de paz, policiais e militares, com as Nações Unidas, pelo que tem quase um direito natural a estar no Conselho de Segurança", comentou.

MSO.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.