VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101014

DOIS FRADES CARMELITAS DESCALÇOS (O.C.D.) TIMORENSES*

No dia 15 de Outubro, fazem a Profissão Solene na Ordem dos Carmelitas Descalços, em Avessadas, Portugal, dois timorenses: Frei Noé Martins, natural de Balibar, Missão de Dare (Diocese de Dili), e, Frei Nuno Pereira, natural de Suai-Lor, Paróquia de Suai (Diocese de Maliana). Antes de entrarem na Ordem Carmelita, Noé e Nuno frequentaram o Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima e o Seminário Maior S. Pedro e S. Paulo, em Dili – Timor-Leste.

.

É um acontecimento importante, porque, pela primeira vez, dois timorenses entram nesta Ordem que tem dado à Igreja muitos santos e beatos e, pela acção evangelizadora que tem desenvolvido em várias partes do mundo, ao longo de cinco séculos de existência.

.

A Ordem do Carmo ou Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo é uma ordem que surgiu no século IX, na região do Monte Carmelo (uma cadeia de colinas perto da actual cidade de Haifa, em Israel).

.

A palavra Carmelo significa jardim. Conta a tradição que o Profeta Elias esteve numa gruta, no Monte Carmelo, levando uma vida eremítica de oração e de silêncio. Mais tarde, a Regra do Carmo foi sistematizada e aperfeiçoada por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, e, aprovada pelo Papa Honório III em 1226.

.

No século XVI, na Espanha, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz fizeram a Reforma da Ordem do Carmo. Dessa Reforma surgiu o ramo de Carmelitas Descalços (1593).

.

É uma Ordem de forte espiritualidade, pois, ao longo dos séculos, tem produzido vários beatos, santos e três doutores da Igreja. Só para citar alguns Santos: São Simão Stock, São João da Cruz, São Nuno de Santa Maria; Santa Teresa de Ávila, Santa Teresa do Menino Jesus, Santa Teresa dos Andes (Chile), Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Einstein).

.

Doutores da Igreja: São João da Cruz, Doctor Misticus, (declarado Doutor pelo Papa Pio XI em1926); Santa Teresa de Ávila (Declarada Doutora pelo Papa Paulo VI em 1970); Santa Teresa do Menino Jesus, Doctor Amoris (Declarada Doutora pelo Papa João Paulo II em 1997).

.

Aos dois novos Frades Carmelitas Descalços, Frei Noé Martins e Frei Nuno Pereira, apresentamos os nossos votos de Parabéns e desejos de fecundo apostolado na Ordem e na Igreja. Que Deus vos abençoe. Na verdade, a Igreja que está em Timor-Leste, ficou mais rica com a vossa Profissão Solene. Parabéns!

.

Porto, 13 de Maio de 2010.

Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

*Em exclusivo para Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.