VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101022

50 ANOS DA PARÓQUIA DE SUAI*

Ocorre este ano o quinquagésimo aniversário da erecção canónica da Missão (Paróquia de Suai), com sede em Suai, ou seja, Bodas de Ouro da Paróquia.

De facto, foi a 22 Março de 1960, que, durante a sua visita pastoral a Suai, Sua Ex.cia Reverendíssima, Dom Jaime Garcia Goulart, benzeu a capela, dedicada a Nossa senhora de Fátima, inaugurou a residência missionária e a escola. Nesse mesmo dia, os cristãos ali reunidos, pediram ao Bispo para colocar em Suai um sacerdote com residência permanente. Respondendo a tal pedido, Dom Jaime anunciou em alta voz que o superior da Missão era o Padre Manuel Silveira Luís. Porém, o Despacho da erecção da nova Missão, com a sede em Suai, só sairia no dia 6 de Maio de 1960 (Despacho nº 12).

Recuando na história, podemos dizer que antes da Segunda guerra Mundial (1939-1945), os reinos de Suai, Raimean, Camanasa, Maucatar, eram visitados pelo missionário de Suro (Ainaro), o reverendo Padre Norberto de Oliveira Barros. Antes da ocupação japonesa havia duas escolas: uma em Debos e outra em Zumalai. Havia dois catequistas, um colocado em Suai e outro em Maucatar.

Em 1949, foi a aberta a Missão de Cova-Lima, com a sede em Fohorem. Pertenciam a essa Missão as Estações missionárias de Fohorem, Fatomeam, Fatolulic, Maucatar, Mape, Beco, Suai, Tilomar. E o superior da Missão era o Padre Carlos Rocha Pereira, natural dos Açores (Portugal).

Em 1950, a Missão de Cova-Lima tinha uma área aproximada de 2.145 km2, e uma população de 37.361 habitantes, dos quais 2.359 eram católicos.
.
Por causa de várias circunstâncias, o Padre Carlos Rocha foi transferido para a Missão de Soibada, ficando aquela antiga Missão agregada à nova Missão de Bobonaro, e mais tarde, chamada Missão de Maliana. Em 1960, o Padre Manuel Luís que era superior da Missão de Maliana estava a construir em Suai (Debus) uma capela, a residência de alvenaria e uma escola.

Antes de reabertura da Missão Suai (Debos), a antiga missão de Cova-Lima, agregada à de Maliana, tinha, em 1960 20.994 habitantes, dos quais 4.601 católicos, 2.134 catecúmenos, 2 escolas e 10 catequistas.

O primeiro superior de Suai em 1960 era, portanto, o Padre Manuel Silveira Luís. Em 1963, foi substituído pelo padre Júlio Augusto Ferreira que tinha como vigário o Padre goês Simplício Luizinho Pereira. Em 1964, era esta a situação da nova Missão de Suai

1. Missão-sede (Suai) tinha 2.160 católicos e 508 catecúmenos;
2. Estação missionária de Fatolulic: 156 católicos e 40 catecúmenos;
3. Estação missionária de Fatomean: 228 católicos e 82 catecúmenos;
4. Estação missionária de Fohorem: 306 católicos e 11 catecúmenos;
5. Estação missionária de Mape: 1.009 católicos e 975 catecúmenos;
6. Estação missionária de Maucatar: 1.560 católicos e 975 catecúmenos;
7. Estação missionária de Tilomar: 245 católicos e 52 catecúmenos;
8. Estação missionária de Zumalai: 1.160 católicos e 481 catecúmenos.
.
A 31 de Dezembro de 1973, a Missão de Suai tinha uma população de 42.119 habitantes, dos quais 15.336 católicos, 25.252 gentios (animistas), 148 budistas (chinas).
Em 1993, erigiu-se a Paróquia de Fohorem que abrangia as áreas de Fohorem, Fatomean, Fatolulic e Tilomar, entregues aos padres Claretianos.

Em 1998, a paróquia de Suai que incluía os “Kecamatan” de Suai (Debus) e de Zumalai, tinha 34.233 católicos. No ano 2000, foi erecta a Quase Paróquia de Zumalai, confiada aos padres carmelitas (O.Carm).

No ano de 1999, depois da consulta Popular, ocorreram tristes acontecimentos na Missão de Suai. Registou-se a morte de três sacerdotes (Pe. Hilário, Pe. Francisco Soares e Pe. Dewanto, SJ) e de muitos catequistas e cristãos. A Igreja e a residência foram incendiadas.

Hoje, a Missão de Suai ficou reduzida ás ares dos Sub-distritos de Suai e Maucatar.
Os padres que trabalharam na Missão de Cova-Lima e Suai:

Pe. Norberto Amaral, Pe.Jacinto António Campos. Pe. Carlos Rocha Pereira, Pe. Manuel Silveira Luís, Pe. Júlio Augusto Ferreira, Pe. Santana Roque Pereira, Pe. Simplício Luizinho Pereira, Pe. Reinaldo Cardoso, Pe. José Quintão dos Reis, Pe. Aúreo da Costa Gusmão, Pe. Mário do Carmo Belo, Pe. Francisco Tavares, Pe. Domingos da Silva Soares, Pe. Hilário Madeira, Pe. René, CMF, Pe. Manuel Barreto, Pe. Natalino Gama, Pe. Ernesto Barreto, Pe. Francisco Soares, Pe. Dewanto, SJ,

Para a implantação do Reino de Deus em Suai, apraz-nos recordar o trabalho sacrificado de muitas irmãs Canossianas que passaram pela Casa de suai, de irmãs de São Paulo de Chartres e de centenas de Professores-catequistas, Catequistas permanentes e voluntários e de zeladores do Apostolado de Oração.

A Paróquia de Suai que até 2010, fazia parte da Diocese de Dili, é agora parte da Diocese de Maliana. Trabalham neste ano em Suai os padres timorenses José de Deus Maia (Pároco) e Sebastião da Cruz Correia.

Biografia do Padre Manuel Silveira Luís:

O padre Manuel Silveira Luís na freguesia de Pedro Miguel, na Ilha de Faial, Açores (Portugal), no dia 23 de Junho de 1907. Ainda adolescente seguiu para Oriente, indo frequentar o Seminário de são José, em Macau. Ali completou os estudos de Filosofia e de Teologia, tendo sido ordenado sacerdote em 1935. Nesse mesmo partia para Timor, sendo colocado em Dili como Director da Escola de Artes e Ofícios. Foi depois transferido para a Missão Central de Soibada, onde durante cinco anos ininterruptos, exerceu o cargo de professor no Pré-Seminário de Nossa Senhora de Fátima e na Escola de preparação de Professores-catequistas. Com a invasão das tropas japonês, o Padre Manuel Luís, juntamente com outros padres, refugiou-se na Austrália.

A 7 de Dezembro de 1945, regressou a Timor, sendo colocado na Missão de Ossu, como Superior. Ali fundou dois colégios: o Colégio de santa Teresinha de Menino Jesus (para rapazes) e o Colégio “Óscar Ruas” (para Meninas9. Levantou varas capelas, sendo uma de alvenaria, a Capela da Cajularam. Em 1956, foi transferido para a Missão de maliana como superior e Director do Colégio “Infante sagres”.

Como dissemos acima, em Março de 1960, foi nomeado o primeiro superior da Missão de Suai. O Padre Manuel Luís foi um sacerdote trabalhador, de muito zelo apostólico. Faleceu na Missão de Maliana, no dia 5 de Julho de 1965, tendo 58 anos de idade e 30 de vida missionária em Timor.
Parabéns aos cristãos de Suai!

Porto, 22 de Outubro de 2010
* Dom Carlos Filipe Ximenes Belo e em exclusivo para Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.