VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20091118

Alkatiri criticou mas os familiares beneficiam do pacote Referendo

Resumo Analise criticas da Oposicao
Dili - (JND, 19/11, pag. 14)

Dili - O deputado Natalino dos Santos, do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), o secretário geral do partido Fretilin, criticou ferozmente o pacote do Referendo, mas os familiares beneficiam do pacote Referendo do Governo AMP (Aliança Maioria Parlamentar).

Legal porque previsto no OGE-2009 aprovado pelo Parlamento Nacional

“Pacote do Referendo, foi uma das medidas tomadas pelo Governo no dia em que Timor comemora o 10º aniversário do Referendo, cujo objectivo distribuir para todos os empresários nacionais. Este pacote foi desbloqueado através do Capital do Desenvolvimento do Orçamento Geral do Estado de 2009 (OGE-2009), aprovado pelo Parlamento Nacional (PN)”, disse o Deputado Natalino dos Santos aos jornalistas, esta quarta-feira (18/11) no edificio PN.

Incrementar a capacidade do Tecido empresarial nacional

Acrescentou ainda o Deputado Natalino dos Santos que: “com o pacote do Referendo, o governo demonstrou claramente o seu commitment para ajudar a incrementar a capacidade do tecido empresarial nacional. O sector privado como parceiro do desenvolvimento nacional. Com o pacote do Referendo, o governo realizará um teste perante os empresários nacionais, demonstrando as suas capacidades e seriedade para desenvolvimento desta nação”.

O Governo AMP não descrimina na distribuição do Pacote Referendo

“Por isso, sinto normal, quando a oposição critica o pacote do Referendo, mas o objectivo é genuíno embora continuem a considerar que não presta. Por outro lado, este governo não descrimina na distribuição do pacote do Referendo com base em cores partidárias, mas distribuem para todos os timorenses que pertencem à classe empresarial nacional que têm todo o direito para obterem projectos dados por qualquer Governo”, disse o deputado Natalino dos Santos.

Alkatiri lançou duras críticas, mas os familiares sao beneficiados com o Pacote do Referendo

O ex-PM e actual Secretário-Geral da Fretilin, lançou duras críticas contra essa medida do Governo, porque não está previsto na Lei do Orçamento Geral do Estado de 2009 (OGE-2009). Realçou o líder da oposição. Esta medida considerou como um falhanço da governação AMP liderada pelo PM Kay Rala Xanana Gusmão.

O Vice-Ministro das Infra-estruturas, José Manuel Carrascalão, em declaração ao Jornal Nacional Diário (JND, 19/11), “confirmou que, no projecto do Pacote do Referendo, os familiares do antigo Primeiro-Ministro e actual Secretário-Geral da Fretilin também foram beneficiados. Por exemplos, a construção do muro da ponte do cais de Dili (à frente da Igreja Motael), a companhanhia Hidayat, é propriedade de Amad Alkatiri, irmão do Mari Alkatiri”. Continua o Vice-Ministro das Infra-estruturas, “o projecto da companhia Hidayat, tem a sua continuação para o próximo ano. Porque esta é a fase da construção. A construção do murro este para travar as ondas da água do mar e por isso a sua continuação está asegurada para o ano”, disse o Vice-Ministro, José Manuel Carrascalão.

O Vice-Ministro das Infra-estruturas, acrescentou ainda que “a outra companhia ligada aos familiares que beneficiam com o Pacote do Referendo foi a companhia Raniati Humar, que beneficia o Pacote do Referendo para a construção das estradas na ilha de Ataúro, com o total de orçamentado por volta de trezentos mil e tal USD. J-2

Fontes: Jornal Nacional Diário (JND, 19/11, pag. 14)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.