VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20091020

Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, regressa de uma visita de trabalho bem sucedida à China

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
Gabinete do Primeiro-Ministro

Comunicado de Imprensa

Díli, 20 de Outubro de 2009

Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, regressa de uma visita de trabalho bem sucedida à China

Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, regressou da China juntamente com a sua delegação, após uma visita de trabalho bem-sucedida que durou sinco dias e que teve como resultado principal o reforço da cooperação e amizade mútua entre as duas Nações e os dois Povos.

A principal finalidade da visita foi participar na 10ª Feira Internacional da Economia e Comércio do Oeste da China e no Segundo Fórum Internacional do Oeste da China sobre Cooperação Internacional, onde Sua Excelência o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão foi convidado para discursar na Cerimónia de Abertura.

A delegação aproveitou ainda a oportunidade para estudar e observar os principais aspectos do desenvolvimento económico de vários distritos da China, em especial nas cidades e nas periferias de Dalian, Província de Liaonig, e de Chengdu, Província de Sichuan. Esta última foi devastada por um terramoto há pouco mais de um ano mas é actualmente uma grande área de renovação e reconstrução.
O principal foco da delegação foi a observação de projectos de infra-estruturas cruciais recém-construídas, a visita a várias actividades comerciais e industriais dessas províncias e a realização de conversações com diversos dignitários chineses, incluindo o Presidente da Câmara Interino da cidade de Dalian, Sr. Li Wancai, e o Governador da Província de Sichuan, Sr. Jiang Jufeng, assim como membros do sector privado, a respeito dos modelos e dos métodos utilizados para acelerar o desenvolvimento para o benefício das comunidades e do Povo.
A delegação visitou igualmente o estaleiro no Distrito de Lushunkou, onde se encontram em fase final de construção os dois Barcos Patrulha encomendados pelo Governo para proteger a riqueza marítima de Timor-Leste. Os barcos patrulha deverão ser entregues a Timor-Leste em Março de 2010, tendo sido adquiridos para combater a pesca ilegal e a destruição da riqueza marítima, nomeadamente os corais, dentro das fronteiras marítimas de Timor-Leste, que têm vindo a custar ao País cerca de 36 milhões de dólares por ano. O Primeiro-Ministro e a delegação visitaram também os 36 soldados timorenses do Componente Naval das F-FDTL que estão a receber formação intensiva na China de modo a poderem assumir o controlo dos Barcos Patrulha uma vez que estes sejam entregues.
O Primeiro-Ministro reuniu-se com o Primeiro-Ministro da China, Sr. Wen Jiabao, o qual reafirmou o compromisso da China em contribuir para o desenvolvimento social e económico de Timor-Leste. O Primeiro-Ministro Jiabao concedeu uma verba de 30 milhões de Yuans a Timor-Leste.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão afirmou após o seu regresso que “Fomos à China para entender melhor aquele País, explorar oportunidades de negócio, estudar o desenvolvimento e prepararmo-nos para a Expo de Xangai em 2010. Sendo nós um País em vias de desenvolvimento, precisamos de procurar os melhores exemplos de desenvolvimento no mundo. Sempre que vou à China vejo grandes mudanças – a economia lá não dorme!
A China é um País que pode desempenhar um papel vital a nível mundial e em termos de apoio
a Timor-Leste.”

Em nome do Governo e do Povo de Timor-Leste, o Primeiro-Ministro aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo e ao Povo da República Popular da China a hospitalidade e a forma calorosa com que a delegação foi recebida, e pelo compromisso de continuarem a apoiar Timor-Leste.” FIM
Para mais informações contactar: António Ramos da Silva, telefone (+ 670) 72 300 87 gabinetemediapm@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.