VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20090919

FALECEU NO PORTO 'IRMÃO JESUÍTA DANIEL ORNELAS'

Por Dom Ximenes Belo, SDB

Faleceu no dia 3 de Setembro, na cidade do Porto, este Irmão Jesuíta que trabalhou em Timor-Leste, durante 47 anos, servindo a Igreja local e o Povo Timorense, especialmente em Dare, Laulara, Balibar, Talitu, Bessilau, Fatissi, Aileu e Remexio. O Senhor Daniel Ornelas nasceu em Raminho, Ilha Terceira, Açores em 1926. Entrou para a Companhia de Jesus em 1949, tendo trabalhado nas Casas Jesuítas do Porto (uma ano), de Lisboa (3 anos) e em Roma (seis anos). Tinha 82 anos de idade e 60 de vida religiosa.

O irmão Daniel Ornelas chegou a Timor em 1962, tendo prestado os seus distintos serviços no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Dare, desempenhando funções de motorista, comprador, enfermeiro, e professor de ginástica. Era o nosso professor de ginástica, aos sábados à tarde: além das diversas formas de exercícios corporais, mandava-nos correr até Fatunaba e Laulara.

Durante o tempo da ocupação indonésia, ficou sempre em Dare, servindo as populações das aldeias circunvizinhas como enfermeiro diligente: visitava as famílias, fazia curativos, distribuía medicamentos e consolava os tristes e os aflitos. Não fazia política; a política do Irmão Ornelas era servir as populações mais carenciadas. Nos dias do Natal e da Páscoa ia a Lecidere (Paço Episcopal), cumprimentar o Prelado, pondo-o ao corrente das actividades que desenvolvia. Via-se nele o interesse pelo desenvolvimento saudável da Missão: falava da catequese, da liturgia, da vida paroquial e do zelo dos catequistas e da caridade pastoral que o missionário deveria cultivar… Era patente nele o “sentire cum Ecclesia”!

O Irmão Ornelas veio para o Porto há alguns meses para se curar e, depois ir visitar a sua bonita ilha da Terceira. Mas Deus na sua infinita providência dispôs que o Irmão fosse antes ver as belezas do Paraíso.

Nós, os antigos alunos de Dare, recordamos com orgulho e ao mesmo tempo com saudade este Missionário jesuíta que inculcou em nós a receita “mens sana in corpore sano” e nos treinou para “as corridas da vida em direcção à verdadeira Meta”.
Aos senhores padres Jesuítas, em Timor-Leste, apresentamos as nossas sentidas condolências!

Porto, 17 de Setembro de 2009,
Artigo enviado em exclusivo para Forum Haksesuk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.