Por Dom Ximenes Belo, SDB
Faleceu no dia 3 de Setembro, na cidade do Porto, este Irmão Jesuíta que trabalhou em Timor-Leste, durante 47 anos, servindo a Igreja local e o Povo Timorense, especialmente em Dare, Laulara, Balibar, Talitu, Bessilau, Fatissi, Aileu e Remexio. O Senhor Daniel Ornelas nasceu em Raminho, Ilha Terceira, Açores em 1926. Entrou para a Companhia de Jesus em 1949, tendo trabalhado nas Casas Jesuítas do Porto (uma ano), de Lisboa (3 anos) e em Roma (seis anos). Tinha 82 anos de idade e 60 de vida religiosa.
O irmão Daniel Ornelas chegou a Timor em 1962, tendo prestado os seus distintos serviços no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Dare, desempenhando funções de motorista, comprador, enfermeiro, e professor de ginástica. Era o nosso professor de ginástica, aos sábados à tarde: além das diversas formas de exercícios corporais, mandava-nos correr até Fatunaba e Laulara.
Durante o tempo da ocupação indonésia, ficou sempre em Dare, servindo as populações das aldeias circunvizinhas como enfermeiro diligente: visitava as famílias, fazia curativos, distribuía medicamentos e consolava os tristes e os aflitos. Não fazia política; a política do Irmão Ornelas era servir as populações mais carenciadas. Nos dias do Natal e da Páscoa ia a Lecidere (Paço Episcopal), cumprimentar o Prelado, pondo-o ao corrente das actividades que desenvolvia. Via-se nele o interesse pelo desenvolvimento saudável da Missão: falava da catequese, da liturgia, da vida paroquial e do zelo dos catequistas e da caridade pastoral que o missionário deveria cultivar… Era patente nele o “sentire cum Ecclesia”!
O Irmão Ornelas veio para o Porto há alguns meses para se curar e, depois ir visitar a sua bonita ilha da Terceira. Mas Deus na sua infinita providência dispôs que o Irmão fosse antes ver as belezas do Paraíso.
Nós, os antigos alunos de Dare, recordamos com orgulho e ao mesmo tempo com saudade este Missionário jesuíta que inculcou em nós a receita “mens sana in corpore sano” e nos treinou para “as corridas da vida em direcção à verdadeira Meta”.
Aos senhores padres Jesuítas, em Timor-Leste, apresentamos as nossas sentidas condolências!
Porto, 17 de Setembro de 2009,
Artigo enviado em exclusivo para Forum Haksesuk
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.