Angop, 27-05-2009 16:29
.
CPLP - Ministro da Defesa timorense confiante numa solução rápida para Guiné Bissau
Xanana Gusmão, Ministro da Defesa e da Segurança de Timor- Leste.
.
"Luanda - O ministro da Defesa e da Segurança de Timor Leste, Xanana Gusmão, expressou hoje, em Luanda, a sua mais elevada solidariedade para com a Guiné Bissau, confiante que a crise política-militar instalada neste país será resolvida rapidamente.
.
.
"Reitero a minha veemente condenação contra os atentados, que custaram a vida a dois proeminentes dirigentes guineenses e heróis da luta pela libertação", asseverou o também primeiro-ministro timorense que hoje discursou na cerimónia de abertura da 11ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
.
.
Xanana Gusmão que hoje, no início deste evento entregou a presidência de ministros da Defesa da CPLP ao ministro angolano desta pasta, Kundi Paihama, repudiou os actos que visam atacar as instituições democráticas na Guiné Bissau, colocando em causa a estabilidade e a segurança do povo guineense.
.
.
A inquietação e angústia vivida pelo povo da Guiné Bissau, explicou "levou a que o Estado timorense decidisse imediatamente apoiar este país disponibilizando assistência financeira para as eleições presidenciais, e nomeando Mari Alkatiri como enviado especial a fim de analisar com autoridades guineenses, e no âmbito da CPLP, as possibilidades de ajuda técnica aos processos de reconciliação e estabilização desse país membro".
.
.
"A nossa história comum é feita pelos nossos oito povos, criemos condições para que a amizade e a solidariedade entre eles se reforce. Este é o espírito da CPLP e o nosso destino comum", pontualizou Xanana Gusmão.
.
.
A 11ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que poderá terminar ainda hoje está a analisar o grau de execução das deliberações e recomendações da 10ª reunião, realizada em Maio de 2008 em Dili, Timor Leste.
.
.
O encontro, no qual participam delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, vai perspectivar acções de interesse multilateral nos domínios da Defesa e Segurança.
.
.
A 11ª reunião realiza-se no quadro dos encontros regulares entre os ministros da Defesa da CPLP".
.
.
Nota solta: cada vez que me lembro das "saídas" de Mari Alkatiri ao estrangeiro, onde aproveita sempre para desancar em Xanana, abrindo contra ele uma voz completamente passada em tentar denegrir Xanana... repare-se na forma como, por exemplo, neste artigo Kay Rala Xanana Gusmão se refere a Mari... não tem nada a ver pois não? São essas diferenças que marcam...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.