VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080925

Foi adiada a 1ª visita oficial do PM do IV Governo Constitucional a Portugal

Lisboa, 25 Setembro 2008
Lisboa - Forum Haksesuk (FH). Sensivelmente um ano após ter sido nomeado como PM do IV Governo Constitucional da Republica Democratica de Timor-Leste, Xanana Gusmão vai efectuar a sua primeira visita oficial a Portugal. A visita inicialmente agendada para os dias 27 e 28 de Outubro próximo, teve que ser adiada devido as ausências do Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva e do PM de Portugal, Eng. José Sócrates, que irão participar na XVIII Cimeira Ibero-Americana, a realizar-se em Brasília.

A visita do PM Timorenses irá, então, efectuar-se na 2ª quinzena de Novembro, conforme adiantou o gabinete do PM ao Forum Haksesuk. A mesma informação foi confirmada ao FH pela secção protocolar do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Portuguesa (MNECP), do Palácio das Necessidades, em Lisboa.

A visita é considerada muito importante para o fortalecimento das relaçôes entre os dois países, tanto mais que se formou, na opinião pública Portuguesa, a falsa imagem de que o Governo de Xanana teria uma maior aproximação à Austrália do que a Portugal. Mas, na verdade o IV Governo Constitucional quer continuar a manter uma relação privilegiada com Portugal e a CPLP - uma relação com base nos imperativos de natureza histórica e cultural.

Importa realçar a importância da cooperação bilateral entre os dois países, nos seguintes áreas: Política, Económica, Cultural (no âmbito da promoção da Língua Portuguesa), e Cooperação noutros sectores. FH Lisboa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.