VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080623

Tsvangirai, o Messias que brada no deserto

Por* Jorge Heitor

Morgan Richard Tsvangirai, de 56 anos, foi ontem, uma vez mais, “o candidato falhado”, como lhe chamei em 28 de Março, ao traçar o seu perfil na véspera da primeira volta das presidenciais deste ano. E foi-o, uma vez mais, tal como em 2002, porque o regime de Robert Gabriel Mugabe e dos seus generais insiste em não dar qualquer hipótese a este sindicalista e activista dos direitos humanos, autêntico messias que continua adiado.
Logo no dia 5 de Abril o chefe do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) apressou-se a afirmar que fora o vencedor das presidenciais, sem que uma segunda volta se tornasse sequer necessária. E pedira ao Chefe de Estado que ele desejaria cessante que dialogasse no sentido de se conseguir “uma transição pacífica”, coisa que Mugabe, a ZANU-Frente Patriótica e os generais não sabem o que seja, pois para eles só vale a lei das armas; e nunca a vontade popular, expressa nas urnas.
A partir da altura em que uma facção do seu próprio partido liderada por Arthur Mutambara se juntou em Março a um dissidente do regime, Simba Makoni, antigo ministro das Finanças, as credenciais de Tsvangirai como mais importante figura contestatária do país começaram a perder alguma importância, tornando extremamente difícil a sua caminhada para a almejada chefia do Estado.
Há seis anos este antigo mineiro da província de Manicaland era a grande esperança de muitos dos que sonhavam com um Zimbabwe democrático; mas agora ele surge muitas vezes como alguém que brada no deserto de valores em que se tornou a antiga Rodésia, só lhe restando denunciar a brutalidade de todo um sistema que teima em fazer orelhas moucas aos mais elementares conselhos de transparência que lhe são dados.

*Jornalista, em exclusivo Jornal (
http://www.publico.pt/) e Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.