VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080528

Mari Alkatiri vai chegar a Portugal no próximo dia 01 de Junho

Lisboa, Forum Haksesuk (FH). Mari Alkatiri vai chegar a Portugal no próximo dia 01 de Junho. Segundo fonte do FH em Lisboa, prefere o anonimato, adiantou que, “a vinda do antigo PM de Timor-Leste a Lisboa por motivo de saúde. Irá realizar o tratamento de saúde no Hospital Militar da Estrela em Lisboa”.
Mari Alkatiri nesse momento encontra-se em Luanda. Na capital Angolana, na sua agenda, reuniu-se com a direcção da MPLA (Movimento Popular da Libertação da Angola), noticiou agência de informação angolana (Angop). Mari Alkatiri chegou a Luanda na passada segunda-feira (26/05), e a sua espera no aeroporto internacional, 4 de Fevereiro, os dirigentes da MPLA, o secretário das relações exteriores, Paulo Teixeira Jorge, entre outros. MPLA esteve no poder quase trinta e tal anos e os aparelhos do partido monopólio os meios da produção. Angola é o segundo país mais rico em petróleo na Africa Subsahariana atrás da Nigéria, o crescimento económico nos últimos três anos acentou-se acima de 10 e tal %. Enquanto a maioria da população vive num linear da pobreza, sobrevive apenas com menos de um dollar por dia.

Mari Alkatiri submete-se numa operação prostat na Hospital Militar Estrela, em Lisboa, em Fevereiro de 2006. Na altura aproveitou esta visita oficial a Lisboa para realizar a operação, mas tudo foi planeado em segredos do estado. O diário Suara Timor LoroSae (STL) publicou uma reportagem sobre «o tratamento da saúde do antigo PM Mari Alkatiri em Lisboa (in STL, 08/02/2006)», e a noticia não foi bem recebida em Dili, provocaram uma discussão em torno da sucessão do cargo do PM Mari Alkatiri, numa eventual ausência do mesmo por motivo da ordem de saúde. Em resposta a publicação do diário STL, Antoninho Bianco, antigo Ministro dos assuntos Parlamentares respondeu com a ironia que ”o PM Mari Alkatiri esta a realizar uma visita oficial a Portugal. Mas, se calhar por causa das condições climatéricas, apanhou o cripe, porque em Portugal está numa estação de inverno com a temperatura muito baixa do zero grau (in STL, 09/02/2006)”. Em declaração ao diário STL, Clementino Amaral, antigo Deputado da KOTA (Klibur Oan Timor Oan Assuwain), acrescentava, ”Numa eventual impedimento do exercicio das suas funções como PM, apontou o antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Ramos Horta, que reuniu todos os requisitos, para substituir Mari Alkatiri e assumira a função como chefe executivo do II Governo Constitucional (idem)”. Mas seis meses depois Ramos Horta sucedeu Mari Alkatiri como PM mas esta foi por razões da crise política e militar que abalaram país em 2006.

Para a AJTL (Associação dos Jornalista de Timor Leste), questionando o diário STL, publicada na altura as notícias em destaque nas primeiras páginas. "Onde é que irá hospedar o antigo PM em Lisboa?"

Antes da independência, costumava hospedar-se em casa do falecido José Maria Sarmento, na Rua Prof. Jorge Mineiro, em Queluz de Baixo. A ligação entre Mari Alkatiri e José Sarmento além de pertencer ao mesmo partido, existem outros factores que os unem, têm uma ligação familiar e também o José Sarmento é o conselheiro do Mari Alkatiri na área da cultura. Como reconheceu na apresentação do seu livro (16/02/2006), «Timor-Leste: O caminho do desenvolvimento», edição LIDEL, na Reitoria da Universidade de Lisboa, o papel do Velho José Sarmento; «Com ele que eu aprendi conhecer a cultura timorense». Tudo indica que vai ficar na casa da Senhora Embaixadora Pascoela Barreto.

Encontro marcado com os militantes da Fretilin e os partidos políticos

Além do motivo de saúde, a vinda do antigo PM e Secretario Geral da Fretilin a Portugal, leva na sua agenda sempre cheia de compromissos e está sempre disponível agendar o encontro com os militantes da Fretilin em Lisboa. E tudo indica que o encontro vai ter lugar (onde e quando) na Biblioteca do Espaço Por Timor, na rua S. Bento em Lisboa (Está sujeito a confirmação).
Na agenda do Mari Alkatiri também estará a altura o encontro com a direcção do Partido Comunista Português (PCP) e o grupo pro-Mari Alkatiri em Portugal.

Lisboa, 28-05-2008
Forum Haksesuk - fhaksesuk@gmail.com

1 comentário:

  1. O Dr Marí Alkatiri já esteve reunido com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr.Luís Amado, com o Secretário de Estado dos Neg Estrang e Cooperação, Prof. Doutor João Cravinho (Filho), com o Deputado Arménio Santos, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Timor e Secretário-Geral dos TSd, com o Eng João Proença, Secretário-Geral da UGT e CPN do Partido Socialista, com a Dra Manuela Ferreira Leite, Presidente do PPD/PSD - Partido Social Democrata, com o Dr. Mário Soares, ex-Primeiro-Ministro e ex-Presidente da República, com o Eng José Lello, Secretário Nacional do Partido Socialista para as Relações Internacionais, com o Prof Doutor Cavaco Silva, Presidente da República, com o Dr. Diogo Feyo, lider parlamentar do CDS-PP, com o Primeiro-Ministro Eng José Sócrates...Timor continua a merecer a atenção e a preocupação da generalidade da classe política portuguesa.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.