VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080125

Opinião sobre Conferência de Imprensa da FRETILIN

Opinião sobre a Conferência de Imprensa do Partido da FRETILIN

Por : Victor Tavares

O maior partido da oposição actual é um partido cujo os líderes que se perderam por completo a noção de que país eles estão. A Fretilin perdeu por culpa própria o legítimo poder conquistado nas eleições para a Assembleia Constituinte em 2001. O Secretário-Geral da Fretilin Dr. Mari Alkatiri governou e conduziu cegamente Timor-Leste depois de este manipulou o Povo de Timor com o resultado das eleições à Assembleia Constituinte e transformou-a em I Governo Constitucional da RDTL, sem consulta ao povo. E o Mari Alkatiri transformou-se de Secretário-Geral da Fretilin ao Primeiro-Ministro também sem a consulta popular que é norma universal da democracia em qualquer regime democrático.

O Dr. Mari Alkatiri governou efectivamente durante dois anos e meio e caiu do poder como PM por culpa própria, porque a forma como ele chegou ao poder, as atitudes quer como chefe do governo quer como líder partidário bem como na sua pessoa causaram os danos capitais para um governo com uma boa governação e ter o sucesso.

Quem não conheceu as facetas negras do Mari Alkatiri aquando chegou ao poder só pode ser um estrangeiro ou um seguidor com a míngua de sensibilidade ao sofrimento do Povo que subscreve à má fé. Todos nós assistimos as formas deploráveis do Mari Alkatiri no passado recente, governou Timor com tanta arrogância, anti democrático, apropriou as responsabilidades das instituições do estado nos meios familiares e amigos, acumulou os poderes nas suas próprias mãos, o uso abusivo de meios do estado em benefício ao partido Fretilin etc. Tudo isso se transformou num calvário ao partido no poder à má partida para uma meta de 50 anos de governação do partido Fretilin, em alusão ao partido histórico de Timor-Leste.

Em 2006 a crise militar se alastrou a uma crise política e social, o governo, as instituições do estado, os políticos ao descrédito tremendo. Ao alastrar a crise oriundo dos militares FDTL, o governo liderado pelo então Primeiro-Ministro Dr. Mari Alkatiri foi impotente, o seu ministro da defesa abdicou em resolver o problema menor, por outro lado outro membro do governo se armou os civis e criar pânico entre as populações e causando caos na capital timorense. Milhares pessoas deslocaram para as montanhas chamas e destruição deflagrou as habitações, e causaram dezenas de mortes.
A Fretilin falhou total na sua governação e por bem caiu do governo evitando assim, mau maior e mais sofrimentos ao povo gerados pela incompetência e incapacidade dos líderes da Fretilin.

Agora a Fretilin está na oposição finge como se um cordeiro inocente, os seus dirigentes já se falam do estado RDTL falhado por ser governado pelo Xanana Gusmão. Já se falam das decisões irresponsáveis, ilegais do governo, e contestar todas as boas intenções do governo da AMP em desenvolver o país e recuperar os tempos perdidos.
Ninguém percebe a intenção da Fretilin em contestar o investimento feito pelos capitais estrangeiro em Timor. Contestar e criticar o governo de irresponsável pela cedência de terrenos para a plantação de canas-de-açúcar, o investimento pelo capital estrangeiro que é vital para a economia do país. Só demonstra de que a Fretilin e seus dirigentes perdem a cabeça por completo a fazer política e não têm o mínimo conhecimento sobre como desenvolver o país e tirar a pobreza ao povo. Era o que faltava, um ministro pedir autorização à um director para tomar decisões das suas competências.

A cedência de terrenos para a produção de quaisquer bens comuns é sempre muito positivo, não só para o estado como fonte das receitas mas também para as populações locais. Porque, além de economizar o terreno em elevar a produtividade da terra também a população locar vai ser beneficiada nos actos da produção, como a oferta de emprego à alguns membros da família e outro efeitos que possam vir em benefício das pessoas locais onde está o investimento.

Falar em task force ou o governo da AMP recorria o força nas decisões das suas tarefas, bem pior quando o Mari Alkatiri e Lu OLo no poder.

O Mari Alkatiri dirigiu o governo com total autoritário, os seus ministros serviram conforme a imposição do seu chefe do governo, quem contra conta só mais um dia para ser demitido.

O Lu Olo dirigiu a instituição vital para a democracia do estado democrático de forma péssima, subserviência e como porta-voz do governo. Com a maioria absoluta no Parlamento a Fretilin violou constantemente os princípios neutralidade e imparcialidade do Parlamento Nacional. Hoje na oposição, o secretário-geral e o presidente do partido da Fretilin em leviandade acusar o governo liderado pelo Sr. PM Xanana Gusmão de ser irresponsável, anti democrático e falhado.

Aqueles dois dirigentes não têm mínima a moral para criticar o governo da AMP por este ainda não resolveu por completo o caso do Alfredo Reinado e as populações deslocadas. Porque são próprios os responsáveis moral da crise de 2006, não o governo da AMP nem o Xanana como estes estão a tentar aproveitar o Major Alfredo Reinado para atacar e acusar o PM como o principal autor da crise.

O secretário-geral da Fretilin também não pára de pedir a demissão de Xanana Gusmão do Primeiro-Ministro com a convicção de que o Xanana esteve por de traz da sua demissão do PM e o fim da sua vaidade no poder.
O pedido da demissão de Xanana veio antes de este formar o governo de coligação AMP, mas agora com a falta do brilho no seu raciocínio o Dr. Mari Alkatiri reforça a sua vergonhosa teimosia em querer ver o Xanana se caia do poder já, mas que quer as eleições antecipadas em 2009, enquanto ainda estamos no início de 2008. Isso prova de que o Dr. Mari Alkatiir não sabe o que e de que se fala, como se fosse acordado de coma.

Se de facto o Sr. PM Xanana Gusmão cometeu algum crime grave contra a soberania de Timor-Leste durante a crise de 2006, ou praticou actos criminais porque a Fretilin deixa-o governar até 2009 ? Se provar de que o Xanana é um criminoso então aqueles que o acusam que provem e o PR Ramos Horta que dissolva o Parlamento Nacional para que as eleições antecipadas se realizem já, e não em 2009…!
Mas ninguém tem dúvidas de que, o que a Fretilin de facto quer é imperdir o Governo da AMP se governe bem ou governar melhor do que a Fretilin. Porque se não for com esses tipos de políticas de baixo nível a Fretilin e seus dirigentes ficarão mais longe de voltar ao poder em 2012.

Porque alguns políticos quando se falam a toa?
Porque eles acudam as emoções, evocam as maledicências, rogam ao poder mas escapam-lhes a verdade racional !

Muito Obrigado !

ºººvtººº

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.