VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080121

Mari Alkatiri pretende visitar Soeharto em Jacarta

A Fretilin desmentiu mas Mari Alkatiri não, porque?

Lisboa, Fórum Haksesuk (FH). O antigo PM de Timor-Leste, Dr. Mari Alkatiri pretende visitar o antigo Presidente Indonésio, Soeharto, que se encontra hospitalizado num Hospital na capital da Indonésia, Jacarta, adiantou a edição Online da Revista Tempo, Jacarta (14/01). Em declaração ao Jornalista Faizal Assegaf, da Revista Tempo, “Mari Alkatiri tenciona deslocar-se-á Jacarta para visita-lo, mas remeteu-se para sua agenda pessoal para os próximos meses”. “Mas recusa de falar sobre o passado do Ditador Soeharto, adiantou Tempo”.

Um dia depois da declaração do Mari Alkatiri a Revista Tempo, Rádio Nederland (RN) da Holanda, na edição em Língua Indonésia, questionou a intenção do Mari Alkatiri de visitar Soeharto (RN, 15/01). Continua a reportagem, “agora surgiu-se a notícias de que o antigo PM de Timor-Leste Mari Alkatiri também pretende ir visitar Soeharto”. Insistir com relato da RN, “foi difícil imaginar um Mari Alkatiri que lutou pela Libertação de Timor-Leste e deixou a sua terra natal quando surgiu a Invasão das Forçar Armadas da Indonésia (TNI) com mandato e ordem do Soeharto”.

Surgiu-se várias leituras sobre a intenção de Mari Alkatiri, desde leitura mais humanistas até esta construir um novo perfil politica na cena politica nacional. Será que o gesto humanitária de ir visitar Soeharto não afectará a sua agenda politica domestica, nomeadamente a contestação da Politica do PM Xanana Gusmão, através de uma marcha estava planeado para este mês de Janeiro, designado por « Marcha da Paz». Até Mari Alkatiri e a Fretilin estão aproximar ao Major Alfredo Reinado para a convergência das objectivos comum contra Politica do PM Xanana Gusmao. Em declaração a agência Lusa (17/01) “ex-PM considerou-a natural”. Trata-se um aliado conjuntural, ambos Mari Alkatiri e Alfredo Reinado no passado recente estiveram em campos oposto. Alfredo era Comandante da Policia Militar, que contestou a Politica seguida pelo Mari Alkatiri, a maneira como conduziu o problema dos Peticionários. Até Alfredo em plena Crise Politica Militar em 2006, numa declaração a RDP Antena1, acusou Mari Alkatiri de ser um Criminoso e responsabilizou o mesmo pela morte de cincos famílias queimadas dentro da casa (in RDP Antena1,edição 24/0/2006).

A Fretilin desmentiu mas Mari Alkatiri não, porque?

No mesmo dia em que a RN noticiou a ida de MA a Jacarta, num comunicado da Imprensa da Fretilin, veio desmentir a notícias da RN, que classificou a como “falha total e sem ter no mínimo corresponder os factos (Gabinete Media da Fretilin, 15/01)”. “Mas no mesmo comunicado Mari Alkatiri não quer comentar o assunto, remeteu-se ao silêncio”.

O silêncio de Mari Alkatiri, surgiu-se várias leituras, a noticias surge numa altura em que, a agenda politica de Mari Alkatiri virada para contestações interna, estão planear uma marcha pela Paz contra a política do PM Xanana Gusmão e o Presidente da Republica Ramos Horta. Para alcançar o seu objectivo Mari Alkatiri obteve um aliado de peso, Major Alfredo Reinado, ex-comandante da Policia Militar. A interpretação do Fórum Haksesuk (FH), “O silêncio do Mari Alkatiri, representa dupla interpretação: Em primeiro lugar, a noticias corresponde a verdade, porque quem pronunciou sobre a intenção de ir a Jacarta visitar Soeharto, foi Mari Alkatiri em declaração a Revista Tempo (14/01), um dia antes de RN noticiou na sua reportagem sobre o mesmo assunto (15/01). Em segundo lugar, pode ser uma noticias especulado, por isso não vale a pena pronunciar sobre ela (FH, 15/01)”.

A questão que coloca é, porque é que, a Fretilin não desmentiu a notícias publicado pela Revista Tempo? Surgiu-se outra dúvidas, será que o gabinete Media da Fretilin, tinha conhecimento sobre a conversa do Mari Alkatiri com jornalista Faizal Assegaf, da Revista Tempo. Se o gabinete Media da Fretilin souberem sobre o teor da conversa, significa que a nota emitido pela mesma simplesmente veio «vendar a mentira com o rosto da verdade», no mino um trabalho dos profissionais dos manipuladores da opinião pública. Se o Gabinete da Media, sem ter conhecimento sobre a declaração do Mari Alkatiri que prestou a Revista Tempo, significa que existe algo que merece ser vigiado, começou por dentro da Fretilin, porque reflecte da «desconfiança mutua», trata se da agenda confidencial, poderá ser uma «conspiração» de alto nível contra o próprio estado Timorenses? Num anterior deslocação a Jacarta no ano passado, Mari Alkatiri prestou uma declaração sobre a actual situação politica interna, “deu como o prazo dois anos para Governação do PM Xanana Gusmão (“in” Kompas, Setembro 2007)”. Se assim fosse, estamos sempre atentos nos próximos jornadas!

Referências:
Revista Tempo, Jacarta (Edição Online 14/01/2008)
Rádio Nederland (RN) (Edição 15/01/2008)
Fórum Haksesuk (FH - http://www.forum-haksesuk.blogspot.com/)
Rádio RDP Antena1 (Edição 24/05/2006)
Agência Lusa (Edição 17/01/2008)
Jornal Kompas (Edição Setembro 2007)

Lisboa, 21 de Janeiro de 2008
António Ramos Naikoli

9 comentários:

  1. Não é surpresa para mim esse Sr. Mari Alkatiri pretende visitar Soeharto no hospital de Jakarta porque desde 2006 a crise ocorreu em Timor Leste, famílias de todo o Alkitiri foi evacuado a Indonésia e têm comprado atualmente poucas casas em Bali e em Jakarta. No fato que a família de Alkatiri é residência de Indonésia se provisório ou permanente. Outra vez não é surpresa para povos de Timor Leste se Alkatiri que quer visitar Soeharto.


    Eu quero apenas fazer claramente que as plantas de Alkatiri para visitar Soeharto não estão delegadas por povos de Fretilin. Alkatiri e mesmo o Lu-olo não estão representando cem milhares de povos de Fretilin. Mesmo que estes dois homens estejam conduzindo ao partido de Fretiling no tempo atual mas nunca representarão povos de Fretilin sem consultar os povos para fazer toda a decisão do significado. Fretilin e Alkatiri são duas matérias diferentes assim que não são generalizados e não misturaram acima das coisas.

    ResponderEliminar
  2. Estará a seguir à letra os conselhos do seu Presidente? E como bom membro do rebanho, irá lá para perdoar?
    Não sabia que Mari é católico ... Bom, não é preciso ser-se, de facto. No entanto, este homem parece ser capaz de muitas coisas. Versátil, não? Ou irá pedir conselhos? Talvez queira seguir os passos do sr. que dizimou os seus enquanto ele não estava em Timor.
    Bem, não sei a história toda e já sei que vai sobrar para mim mas ... francamente ... Estes seres pequeninos ...
    Abraço,
    M.

    ResponderEliminar
  3. As fontes de informação citados pelo Naikoli neste artigo são fontes seguros até credíveis. É pena que o GIF-Gabinete de Imprensa Fretilin apenas conseguiu acusar RN, deixando fugir os outros. É interessante.

    O mais engraçado ainda é que os blogs que seguem frequentemente a politica pessoal de Alkatiri (até quando?) como por exemplo: timor-online, timorlorosaenação, tatamailau que se despediu do público e o odanmatan também ficaram em silêncio sobre a entrevista de Mari Alkatiro a RN. Não sei porque mas talvéz é a solidadriedade com Marí Alkatiri. É interessante e muito natural!

    Félix Jesus
    www.ermera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm .... o encerramento do blog do Professor Almeida Santos é curioso sim senhor. E ... os apoios e ... os silêncios são naturais, como diz o Presidente dos ATC.
    Cumprimentos,
    M.

    P.S. As fontes deste blog, até prova em contrário, são fidedignas. E, a credibilidade do FH nunca foi colocada em causa.

    ResponderEliminar
  5. Carissimos,

    O tipo de boato como este, Alkatiri encontra-se com Suharto, é de maldade pura.

    Se há quem sempre insistiu em levar o ditador perante a justiça foi Mari Alkatiri.

    E na sua passagem pela Indonésia, apenas pernoitou em Bali a caminho de Timor.

    ResponderEliminar
  6. lalika fiar feto margarida ho malai azul nee. sira nia lia fuan sempre racun mesak deit. sira mari alkatiri nia nona karik.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.