VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20081116

ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O PM KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DO 8º ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA’E (UNTL)

17 de Novembro de 2008

Salão GMT, Díli

Magnifico Reitor, Prof. Dr. Benjamim Corte-Real
Exmo. Senhor Presidente da Comissão Organizadora, Sr. Agostinho Fernandes

Distintos Deputados e Membros do Governo
Distintos Embaixadores
Distinto Corpo Docente
Distintos Convidados

Caríssimos estudantes,

É com grande contentamento que, 8 anos após a fundação da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, estou aqui, novamente, para testemunhar e celebrar o sucesso e prestígio desta Instituição.

A Universidade é, por excelência, o espaço onde se sedimentam conhecimentos
científicos e técnicos, métodos de trabalho, éticas profissionais, mas também onde se desenvolve a capacidade de raciocínio e onde se moldam actos e comportamentos que levam à natural aceitação dos outros e à difusão de valores democráticos cívicos e humanos.

A Universidade representa um papel importante no nosso Estado de Direito,enquanto fórum de discussão franca e aberta sobre o futuro da nossa Nação – este é um lugar onde todas as visões podem e devem ser partilhadas – sem agendas pessoais ou políticas, onde o estudo, a pesquisa e investigação são meios para a Sapientia et Veritas.

As Instituições do Ensino Superior no nosso País têm uma dimensão singular porque representam um voto de esperança: a formação académica dos nossos jovens (e menos jovens) é um instrumento fundamental para o desenvolvimento nacional e é uma importante herança que podemos transmitir às gerações mais novas.

Assim, os professores, funcionários e alunos que aqui hoje se encontram, são a
esperança de todo o nosso Povo e são também os nossos heróis. A intervenção
destes profissionais e a disponibilidade e empenho dos estudantes em procurar uma formação avançada terão, certamente, um verdadeiro impacto no desenvolvimento nacional.

O País precisa de uma Instituição própria, qualificada e qualificadora, de saber! A UNTL incorpora esta necessidade, enquanto espaço fundamental de desenvolvimento de capacidades para garantir um presente e um futuro com mais recursos humanos habilitados, quer do ponto de vista científico, técnico e
tecnológico, mas também portadores de um pensamento crítico, com capacidade de escolha, compreensão e intervenção no País e no mundo.

Os desafios que os estudantes enfrentam no presente, e que irão enfrentar no futuro assim que acabarem a formação académica, são muitos. Mas, estou certo, que estarão à altura para saber responder a estes desafios com responsabilidade e tenacidade – se chegaram até aqui com todas as dificuldades inerentes à nossa jovem Nação, estarão prontos para responder com coragem às necessidades nacionais, sem desalento ou desistências.

Os cursos ministrados nesta Universidade são fundamentais para resgatar o nosso Povo da miséria – na área da agricultura, ciências sociais, economia, engenharia, medicina e direito. Qualquer política formulada, por qualquer Governo, nestas áreas, não poderá ser implementada com sucesso sem vocês, sem timorenses qualificados!

Por isso, para o Governo, é prioritário fazer da Educação um instrumento acessível a todos, mesmo nas áreas mais remotas do País. Isto porque acreditamos que quando os nossos jovens estão equipados com conhecimentos e competências, tornar-se-ão cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social e económico e para a estabilidade nacional.

Os jovens estudantes de hoje são os líderes de amanhã – são o futuro do País!

E estes líderes têm que ser responsáveis, têm que ter capacidade para ultrapassar os obstáculos que o nosso jovem País enfrenta, têm que ter conhecimentos consolidados e forte conduta moral.

É importante que retenham que terão que estar aptos para dar direcções claras nas vossas áreas de competência, naquilo que estão agora a ser formados, mas criando espaço para os outros terem poder de iniciativa e participação – esta prática contribuirá para uma País mais tolerante, mais digno e mais democrático.

A UNTL serve de referência a este propósito e por isso gostaria de dirigir uma
palavra de apreço aos funcionários e ao corpo docente -nacionais e internacionais desta Universidade, assim como ao Reitor Benjamim Corte-Real. A vossa dedicação e empenho são elementos-chave na concretização da qualidade do ensino e de bem servir a nossa querida Pátria.

Finalmente, solicito um forte aplauso a todos os estudantes aqui reunidos, que estão desde já a dar um contributo valioso à nossa Nação. Os desafios colocados pelo desenvolvimento nacional exigem uma grande dedicação da vossa parte, não há desígnio mais nobre e necessário!

Um forte aplauso!

Kay Rala Xanana Gusmão
17 de Novembro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.