VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente
“O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma pátria revolucionaria democrática, uma terra livre para gente livre”.

I N T E R F E T
15 Setembro 1999
O Conselho de Segurança da ONU aprova a Resolução n° 1264,
que autoriza a criação de uma força internacional para Timor-Leste (INTERFET)
TIMOR-LESTE



Interview with Fernando Lasama de Araujo: On the road to democracy, where the streets have no name
GOVERNANSA FRETILIN HO PD LEGAL
SKILLS BA MEMBROS VII GOVERNO SAIDA?
Membru Governu Foun ida-idak nia Profil badak
Impossivel hakerek diskursu ofisial sira iha dalen Tetun?
Nusa mak sasan ki'ik no bo'ot imi tenki dun ba katuas Xanana deit?
QUEM TUDO QUER TUDO PERDE
Disse-me que depois de ter ouvido de tanta gente tantas histórias...
Já temos Governo. Parabéns pela disponibilidade em servir!
Hakarak sai opozisaun diak bele aprende hosi Socrates.
Dekretu Prezidenti Republika!, So iha RDTL deit.

 
 
   

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Xanana vs "Os donos da Palavra"

Por Dalia Kiakilir Agostinho
Hoje Xanana é um Politico, Xanana, Xanana, Xanana. Xanana aqui, Xanana ali, Xanana fez isso, Xanana fez aquilo.

Hoje em dia muitos gostam de pronunciar o nome de Xanana, dizendo isto, dizendo aquilo.

Antes Xanana era um Homem Guerrilheiro, muita gente já se esqueceu que antes, Xanana estava aqui, Xanana estava ali, Xanana fez isso, Xanana fez aquilo, Xanana estava em todo o lado. "O Omnipresente"!

Agora Xanana é um Homem Politico, como Politico, defende a sua Politica. Dentro do Pais existem muitos Políticos e Partidos das mais variadas cores. Cada um defende a sua Politica, como consequência surgem apoiantes com a Politica que acharem melhor com a cor que mais lhe convier, conforme as suas convicções Políticas ou Ideológicas.
Por isso muitos apoiam Xanana e outros defendem a sua própria Politica (apoiam outros Políticos). 
Ai esta a diferença... Guerrilheiro é diferente de Politico, pois opera no âmbito e terrenos diferentes. E muitos não entendem ou simplesmente ignoram esse facto. 
Quando surge um problema, o primeiro alvo é o Primeiro Ministro, e quem é hoje o Primeiro Ministro? É o Xanana, ele é o Líder. 
"Os Donos Da Palavra" dizem defender a verdade, e ser contra a mentira. "Os Donos Da Palavra" também dizem que defendem a justiça e não defenderão quem rouba. 
Mas na realidade eles próprios não defendem o principio que os comunga quando fazem tal afirmação sem interpretar ou procurar saber bem o motivo de um problema nem muito menos procuram saber a verdade, verdade essa que dizem defender. A falta de objetividade faz com que nos "Os Donos Da Palavra" acreditemos simplesmente na informação/noticia transmitida pelos media. Talvez com alguma persistência podemos questionar o fundamento da informação transmitida pelos media, informação essa com tendência provocativa que joga com interesse economico-politico. Alias procura de "Venda de Informação". 
Isso não é defender a verdade, isso é defender o Ego. Ego esse que fala mais alto do que a verdade, faz com que fiquem cegos e desinteressem-se em saber a pura causa/consequência. Qual o motivo? Nos não sabemos... Para alguns, uma jogada de interesse, talvez?! 
O Ego não desperta a justiça, o Ego baralha e manipula a justiça, a Verdade e a Realidade sim despertam a justiça. 
O líder, reconhece varias falhas no sistema judicial, o Líder reconhece que existe corrupção dentro do Pais, mas o Líder sozinho não consegue controlar quem trabalha no governo nem consegue controlar crimes que também vêem desde o Primeiro Governo.
Se é o Líder quem cria a injustiça, e se é o Líder quem comete crime, esperemos os resultados dos últimos acontecimentos... A justiça tem o seu tempo próprio e há-de chegar um dia destes! Aguardo! 
A Justiça hoje já funciona, pode não ser célere mas funciona. Não e' como no inicio no primeiro governo em que o sistema judicial estava parado, Governo desorganizado. Resultado Crise Politica. Resultado queda do Governo. 
Temo como exemplo Portugal, um Pais muito mais avançado, apenas agora detiveram o Ex Primeiro Ministro José Sócrates, quanto mais Timor que alcançou a sua independência há 12 anos. 
Xanana, Xanana, Xanana,
Xanana não desistiu, se tivesse desistido já tinha morrido há muito tempo,
Xanana Lutou com inteligência usando 3 Frentes, Diplomática, Clandestina e Armada, Xanana Resistiu, O Povo Resistiu e Timor Venceu. 
Por isso hoje estamos Livres, Por isso hoje somos Independentes para pronunciarmos a nossa liberdade e gritar para o Mundo que "TIMOR ESTA AQUI"! 
Alguém disse-me "DESISTIR É MORRER" mas nos "RESISTIMOS E VENCEMOS", "RESISTIR É VENCER"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.