VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Congresso  Nacional de Recontrucão de Timor-Leste Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente Partido Democratico Frenti-Mudança FM Partido Socialista Timor Partido do Desenvolvimento Nacional Associação Social-Democrata Timorense União Nacional Democrática de Resistência Timorense União Democrática Timorense Partidu Republikanu Partido Libertasaun Povu 

Aileba Partido Democrática Republica de 

Timor Associação Popular Monarquia Timorense Partido Unidade Nacional Partido Milénio Democrático Klibur Oan Timor Asuwain Aliança Democrática Partido Timorense Democrático Partidu Democrática Liberal Partido do 

Desenvolvimento Popular Partido Democrata Cristão


"Já não se cortavam árvores suficientes em Díli. Agora é a CCTV que leva a mais uns cortes."
TIMOR-LESTE
Ami nia mehi ma'ak Liberta ita nia Rain no Liberta ita nia Povo, Ita hotu nia Mehi ma'ak Ukun Rasik An!".


Se Ma'ak Atu Ba Tuur Iha
Palasiu Prezidensial Nicolau Lobato?

"Poder Politiku As Liu iha Povu nia Liman"

"PR labele hanesan fatuk ba orgaun seluk sidi"

Korrupsaun - "Fo ba Povu Saida ma'ak Povu nian"

"Futuru Nasaun Laos Deit Iha Maun Bot.. "

"Bele Iha Diferensia Politik, Maibe.."

"Hakarak Anula Imediata Lei Pensaun.."

Luis Alves Tilman

"Hau sei Sai Prezidente ba Povu Kbi'it Laek"

domingo, 22 de junho de 2014

Sugestões para o futuro da CPLP, segundo Feliciano Barreiras Duarte

 
Por Diogo Vaz Pinto 


1. Alargar a CPLP a países que aceitem o essencial dos seus objectivos nucleares.

2. Assumir-se como uma organização económica, porque no mundo globalizado a referência económica é indispensável. Aliás, os números revelam potencialidades extraordinárias: 250 milhões de pessoas, 3,6% do PIB mundial, 6% do petróleo e 1% do gás mundial – nos últimos anos a maioria das descobertas do petróleo e gás foram nos países da CPLP e, nas próximas décadas, entre 15% a 20% da produção de energia do mundo será na CPLP.

3. Aprovar, com carácter de urgência, o Estatuto Jurídico do Cidadão Lusófono (ou da CPLP), para permitir uma melhor circulação de pessoas nos países membros da CPLP. Deverá processar-se a consensualização, para reforço não só dos sentimentos identitários da CPLP, mas também do direito da mobilidade nos seus estados-membros, com harmonização das chamadas leis da imigração.

4. Deverá ser criado e concretizado o Erasmus lusófono (ou da CPLP), que permita uma melhor mobilidade dos estudantes dos vários níveis de ensino. Em termos universitários e de investigação, faz todo o sentido que se encontrem plataformas de entendimento que permitam criar uma universidade da CPLP.

5. Que em Portugal se acabe de vez com a quase apropriação indevida da CPLP, a portugalização da CPLP, porque isso só trará dissabores a Portugal, aos portugueses e servirá de pretexto para condicionar o alargamento e o aprofundamento da CPLP, enquanto organização internacional à escala global.

Fonte: http://www.ionline.pt
Sugestões para o futuro da CPLP, segundo Feliciano Barreiras Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.