VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

sábado, 7 de setembro de 2013

Timor Leste é o país com o superavit mais elevado do mundo

Por Eduarda Frommhold

No final do ano passado, o fundo petrolífero timorense chegava já muito perto dos nove mil milhões de euros

O relatório anual sobre a competitividade global publicado há dias pelo Fórum Económico Mundial coloca o antigo território português de Timor-Leste como o país com a situação financeira mais confortável em todo o mundo.

 O jovem e pequeno país do sudeste asiático, de 1,2 milhões de habitantes e que não chega a ter 15 mil quilómetros quadrados de extensão territorial (o equivalente aos distritos de Beja e Faro somados), não tem dívida externa e possui o superavit orçamental (diferença entre receita e despesa pública) mais elevado do mundo.

Em 2012, o superavit timorense situou-se em 38,8% do PIB, à frente do Kuwait (30,6%), Bornéu (26,4%) e da Líbia (20,9%), todos igualmente produtores de petróleo, numa lista de 148 países em que apenas 29 (19,6% do total) são superavitários. Só para se ter uma ideia, o fundo petrolífero de Timor-Leste, criado em 2005, já atingia no final do ano passado 8,8 mil milhões de euros.

O top ten dos países mais deficitários no ranking  de Davos é encabeçado pela Venezuela (18,9% do PIB), seguindo-se  o Gana (11,5%, o Egipto (10,7%) e  Espanha (10,3%). Portugal coloca-se em 116º lugar, com um défice de 4,9% do PIB em 2012, a par da Tunísia e da Eslováquia.

Já em termos de competitividade, Timor-Leste é dos mais mal colocados na tabela global, com apenas dez países menos competitivos.  Pior só mesmo Myanmar, Burkina Faso, Mauritânia, Angola, Haiti, Serra Leoa. Iémen, Burundi, Guiné-Conacri e Chade. Portugal ocupa neste indicador a 51ª posição.

Ponto Final. -> Num total de 148 países, menos de 20% têm excedente orçamental. Os restantes são todos deficitários.


Por Eduarda Frommhold 
http://www.dinheirovivo.pt
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO261024.html
Página Inicial Economia Timor Leste é o país com o superavit mais elevado do mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.