VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Bloku Unidade Popular Associação Popular Monarquia Timorense Kmanek Haburas Unidade Nasional Timor Oan Partido Esperança da Pátria Partido Socialista de Timor Partido Desenvolvimento Popular Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste Partido Republicano União Democrática Timorense Partido Democrata Cristão Partidu Movimento Libertasaun Povu Maubere Partidu Libertasaun Popular Partido Democratico União Nacional Democrática de Resistência Timorense Partido Unidade Desenvolvimento Democrático Partido Timorense Democratico Frenti-Mudança Partido Social Democrata Centro Ação Social Democrata Timorense Partido do Desenvolvimento Nacional Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente
“O povo de Timor-Leste está reconstruindo com o seu próprio suor, com o seu próprio sangue uma pátria revolucionaria democrática, uma terra livre para gente livre”.

7 Dezembru 1975
Invazaun Militar Indonesia nian ba Timor-Leste
TIMOR-LESTE


Interview with
Fernando Lasama de Araujo: On the road to democracy, where the streets have no name

 
 
   

sábado, 7 de setembro de 2013

Timor Leste é o país com o superavit mais elevado do mundo

Por Eduarda Frommhold

No final do ano passado, o fundo petrolífero timorense chegava já muito perto dos nove mil milhões de euros

O relatório anual sobre a competitividade global publicado há dias pelo Fórum Económico Mundial coloca o antigo território português de Timor-Leste como o país com a situação financeira mais confortável em todo o mundo.

 O jovem e pequeno país do sudeste asiático, de 1,2 milhões de habitantes e que não chega a ter 15 mil quilómetros quadrados de extensão territorial (o equivalente aos distritos de Beja e Faro somados), não tem dívida externa e possui o superavit orçamental (diferença entre receita e despesa pública) mais elevado do mundo.

Em 2012, o superavit timorense situou-se em 38,8% do PIB, à frente do Kuwait (30,6%), Bornéu (26,4%) e da Líbia (20,9%), todos igualmente produtores de petróleo, numa lista de 148 países em que apenas 29 (19,6% do total) são superavitários. Só para se ter uma ideia, o fundo petrolífero de Timor-Leste, criado em 2005, já atingia no final do ano passado 8,8 mil milhões de euros.

O top ten dos países mais deficitários no ranking  de Davos é encabeçado pela Venezuela (18,9% do PIB), seguindo-se  o Gana (11,5%, o Egipto (10,7%) e  Espanha (10,3%). Portugal coloca-se em 116º lugar, com um défice de 4,9% do PIB em 2012, a par da Tunísia e da Eslováquia.

Já em termos de competitividade, Timor-Leste é dos mais mal colocados na tabela global, com apenas dez países menos competitivos.  Pior só mesmo Myanmar, Burkina Faso, Mauritânia, Angola, Haiti, Serra Leoa. Iémen, Burundi, Guiné-Conacri e Chade. Portugal ocupa neste indicador a 51ª posição.

Ponto Final. -> Num total de 148 países, menos de 20% têm excedente orçamental. Os restantes são todos deficitários.


Por Eduarda Frommhold 
http://www.dinheirovivo.pt
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO261024.html
Página Inicial Economia Timor Leste é o país com o superavit mais elevado do mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.