VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20130102

PD realça a importância da cooperação entre RDTL e RPC

Dili. (01/01/2013). Partido Democrático (PD) realçou a importância da cooperação bilateral entre a República Democrática de Timor-Leste (RDTL) e a República Popular da China (RPC). Num comunicado dirigido ao Vice Ministro do Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista China, Sr. Ai Ping, o Partido Democrático agradece o convite como membro da coligação do V Governo Constitucional a integrar na visita efectuada à China, entre os dias 12 e 19 do mes de Dezembro de 2012.

Presidente do PD, Fernando La Sama de Araujo, destaca no seu discurso acentuando “Em primeiro lugar gostaria de agradecer a V. Exa, Sr. Ai Ping, Vice Ministro do Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista China, pelo convite apresentado. Por seguinte, os meus agradecimentos aos membros do Partido Democrático, António Ramos da Silva, vice- Secretário do Conselho Política Nacional (CPN) e José Manuel Manequin, Chefe Departamento da Comunicação, pela sua participação nesta visita. Encaramos este evento como uma oportunidade de criar e aprofundar os laços de amizades entre os dois povos, em geral, e ao Partido Comunista em particular”.

No comunicado enviado ao Departamento Internacional do Comite Central Partido Comunista da China, o Partido Democrático sublinha a importância da cooperação entre os dois paises nos ultimos dez anos. Escreveu no comunicado na qual o Forum Haksesuk teve acesso: “Obviamente conhecem que os dois países, Timor-Leste e República Popular da China, estão a desenvolver um esforço de cooperação há mais dez anos. Com a nossa visita, observamos de perto a realidade de desenvolvimento humano, económico e sócio-cultural do vosso país. Neste sentido toda a informação relativa a experiências nestas áreas existentes , são de maior relevância”.

Segundo Yang Chen, Deputy Direitor do Departemento Internacional do Comité Central do Partido Comunista da China, ”nos últimos anos, o Partido Comunista adoptou a estratégia de cooperação multipartidária com outros partidos dos países amigos, incluindo Timor-Leste”.

Lembramos que O Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista da China havia enviado convites desta natureza dirigido aos partidos da AMP desde o início da Governação da Aliança Maioria Parlamentar.

A visita de Bloco da Coligação à China foi realizada entre os dias 12 e 19 do mes de Dezembro de 2012, composta pelos seguintes membros: Ivo Valente (CNRT), Antonino Salsinha (CNRT), Manuel Soares (CNRT), José Manuel Manequin (PD), António Ramos Naikoli (PD) e Cesar Vital Moreira (Frenti Mudança). FH 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.