VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20121130

Mensagem do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon

Mensagem do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon

Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon
O timorense conseguiu um progresso extraordinário desde o seu corajoso voto pela independência em 1999. Congratulo-o por este passo para alcançar ao objectivo de um Timor-Leste independente e próspero.

A conclusão do mandato da Missão das Nações Unidas em Timor-Leste, até o final deste ano, encerrará mais de uma década de apoio às atividades de manutenção de paz das Nações Unidas no país. Podemos orgulhar-nos, todos nós, desta parceria para a paz.

Aplaudo especialmente o povo e o governo timorenses pelos impressionantes resultados obtidos desde a restauração da independência, a 20 de maio de 2002. Para a família das Nações Unidas – tanto as nossas missões de manutenção de paz, assim como nossos órgãos, fundos e programas humanitários e de desenvolvimento – foi um privilégio trabalhar lado a lado com o timorense durante o difícil processo de consolidação da nação.

A estabilidade e a democracia são agora zeladas e protegidas por instituições nacionais que ainda estavam na sua infância em 2002. Governos sucessivos tomaram medidas concretas para melhorar a vida dos cidadãos e preparar o terreno para o desenvolvimento nacional. O poder judiciário obteve ganhos importantes na defesa e cumprimento do estado de direito. A polícia nacional e as forças armadas aumentaram as suas capacidades para garantir a proteção e a segurança dos cidadãos timorenses.  

Acima de tudo, o povo de Timor-Leste mostrou um espírito resoluto para superar grandes desafios e os líderes da nação exercitaram prudência e responsabilidade, conseguindo guiar o país durante tempos conturbados.

Ao contemplar as muitas tarefas que nos restam, procuraremos inspiração nesses sucessos alcançados. 

Sinto-me especialmente gratificado pelo fato de que Timor-Leste fez a transição de país recipiente de auxílio de manutenção de paz para um país que agora contribui com pessoal para operações das Nações Unidas em outras partes do mundo. Não poderia haver melhor testemunho do valor das atividades de manutenção de paz do que poder contar com a parceria Timor-Leste nessa atividade emblemática das Nações Unidas.

Esta exposição multimédia mostra a energia que Timor-Leste e seu povo dedicam à sua cultura e celebrações, eleições pacíficas, educação, desporto, vida urbana e mercados – todos os aspectos da consolidação de uma nação que permanecerão no futuro. Da minha parte, espero que todos os que assistam a esta exposição saiam dela inspirados para enfrentar os muitos problemas globais que temos à nossa frente. 
  
Mesmo com a partida da UNMIT, as Nações Unidas permanecerão firmes no apoio ao povo e ao governo de Timor-Leste na caminhada que empreendem para um futuro melhor.
Viva Timor-Leste!

Ban Ki-moon 
Secretário-Geral das Nações Unidas
Nova Iorque, 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.