VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20120418

Terceiro Presidente da Republica de Timor-Leste


TERCEIRO PRESIDENTE DA REAPÚBLICA DE TIMOR-LESTE

O Povo de Timor de Timor-Leste acaba de eleger o terceiro Presidente da República nesta nova era de Independência. E é de conhecimento geral que a maioria do Povo deu o seu voto ao sr. Taur Matan Ruak que será empossado no dia 19 de Maio próximo.
Aproveito esta ocasião para expressar os meus sinceros votos de Parabéns ao novo Presidente da República de Timor-Leste. Que Deus Nosso Senhor derrame sobre o novo chefe de Estado muitas bênçãos do céu para estar à frente dos destinos do povo timorense.
Nesta oportunidade desejo fazer chegar os meus Parabéns ao senhor Francisco Li Olo Guterres, que, imbuído de alto sentido patriótico e democrático aceitou a derrota e que vai continuar a servir Timor-Leste.
Endereço ainda os meus votos de Parabéns a todo o Povo de Timor-Leste que deu ao mundo um grande exemplo de democracia, de tolerância e de respeitos pelas decisões das urnas.
Durante o tempo da ocupação indonésia, em Lecidere, eu ouvia falar do sr. Taur Matan Ruak. No dia 19 de Março de 1997, tive a oportunidade de ter um encontro secreto com o novo comandante das Falintil Taur Matan Ruak, na minha casa, em Bau Oli (Baucau). Depois do nosso encontro, levei-o no meu carro de volta ao seu acampamento no mato (entre Lanu e Fatumaca). Por causas da situação, por volta das 11 horas de noite, deixámos o sr.Taur na margem da estrada Bauca-Wilili, perto da escola SMP-Wailili. Ele e os seus homens embrenharam-se no mato e, nós regressámos a Baucau seguindo no dia seguinte para Díli.
O segundo encontro que tive com o general, foi em Outubro de 2006, em Taci-Tolu. Durante esse encontro ouvi demoradamente a exposição sobre a crise de 2006. O general fez uma exposição demorada com sentido crítico e patriótico.
Quanto às possibilidades de eles ser futuro Presidente da república: Em 2004, em conversa com o meu colega, Dom Basílio do nascimento em Baucau, ele já me dizia que “Taur Matan Ruak daria um bom presidente da República…”. Dom Basílio não se enganou. Pelo menos já foi eleito. Esperamos que com a ajuda de Deus e dos Timorenses, ele venha a ser um bom Presidente da República!
Que o novo Presidente possa ajudar todos os Timorenses a manter o clima de paz e de tranquilidade durante os meses que precedem as eleições legislativas!
Mais uma vez, votos de Parabéns, senhor Presidente Taur Matan Ruak!

Porto, 18 de Abril de 2012.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo
Prémio Nobel da Paz 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.