VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20110922

A participação de Timor Leste na 5ª Edição da Escola de Professores Lingua Portuguesa (CPLP) em CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucleaire)

4 a 9 de Setembro de 2011

Genebra - Pela primeira vez, Timor Leste representado pelo Vitor Lay, aluno de Mestrado em Física Nuclear e de Partículas de Universidade de Coimbra, foi convidado pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Portugal) para participar neste evento.

LIP propõe para que cada ano possa participar um dos professores Timorenses de ensino secundaria em Timor Leste.

Esta actividade organizado por LIP e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucleaire) sobre a Escola de Verão em CERN, este evento dirigido aos professores de ensino secundário que têm aulas Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas ao laboratório do CERN, o programa em língua portuguesa. Este programa com objectivo para conhecer e difundir informação acerca do CERN.

CERN é um laboratório Europeu de Física de Partículas, localizado em Genebra, Suíça. Composto por detector e acelerador e utilizar a tecnologia avançada para detectar partícula que emerge resultado da colisão partícula acelerada (protões).

CERN tem 6 pontos de colisão ou detector (LHC (LHCb, LHCf); ATLAS; CMS; ALICE e TOTEM) em cada detector tem a sua próprio função, como LHC (Large Hadron Collider) com a intenção de testar várias predição da física das altas energias, incluindo o teste para a existência de partícula hipotetica do BÓSON de HIGGS e da grande família de novas partículas previstas pela supersimetria. O LHC está em um túnel de 27 Kilometros de circunferência, tão profunda como a 175 metros, foi projectado para colidir feixes de partículas opostas de ambos os prótons a uma energia de 7 TeV. (*FH)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.