VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Grandes Sonhos, Grandes Desafios

Mensagem de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão

Os timorenses sonharam um dia que podiam ser livres e independentes e concretizaram esse sonho.

Os timorenses sonham agora com o desenvolvimento nacional. Sonham em ter um País estável e seguro, sonham com uma sociedade próspera e justa, sonham com melhores condições de vida e com um crescimento económico que os alivie da pobreza.

O Governo que tenho a honra de chefiar, é constituído por homens e mulheres prontos a transformar estes desafios em oportunidades de Paz e Desenvolvimento.

Este compromisso, o do desenvolvimento, é sustentado em três elementos fundamentais de governação: o Diálogo, a Confiança e a Visão estratégica, rumo ao futuro.

Governar em diálogo com os partidos políticos, com os agentes económicos, com a sociedade civil, com os cidadãos e, claro, com os outros Órgãos de Soberania. O Governo conta com a participação construtiva de todos, para o desenvolvimento de Timor-Leste.

Governar em confiança, onde imperem os valores dos direitos cívicos e humanos, a tolerância e o respeito, os princípios de boa governação e transparência, e a obediência de todos perante a Lei. A confiança vem consolidar as Instituições Democráticas e permitir o cumprimento da sua missão, enquanto promotoras da estabilidade, unidade e bem-estar em Timor-Leste.

Governar com uma visão estratégica, investindo em recursos humanos, em infra-estruturas, no desenvolvimento agrícola e rural, no desenvolvimento do sector privado e na promoção do investimento externo. Só com visão, poderemos desenvolver uma política de crescimento económico que permita a criação de emprego, o aumento de rendimentos e a redução da dependência externa de bens essenciais, melhorando ainda a prestação de serviços essenciais à população e gerindo de forma sábia e sensata os recursos naturais de Timor-Leste.

Ao saudar-vos, neste espaço, quero-vos dar conta das nossas responsabilidades, dos nossos compromissos, mas também do nosso desejo de estar mais perto do Povo, em permanente auscultação e diálogo.

Timor-Leste já conquistou o seu lugar no mundo, através do seu passado histórico, marcado por expressões de sofrimento mas também de solidariedade internacional. Estamos agora a escrever as páginas do futuro, um futuro melhor para as próximas gerações, um futuro onde possamos dizer:

Timor-Leste, um País onde vale a pena sonhar!




Kay Rala Xanana Gusmão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.