VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20110522

IRMÃ MARIA CLARA DO MENINO JESUS

IRMÃ MARIA CLARA DO MENINO JESUS

Fundadora da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras

Neste dia 21 de Maio é beatificada, no Estádio do Restelo, Lisboa, a Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

No século, chamava-se Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque. Nasceu no dia 15 de Junho de 1843, na Quinta do Bosque, Amadora, Lisboa. Era a terceira de sete filhos. Seus pais eram Nuno Tomás de Mascarenhas Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque e D. Maria da Purificação de Sá Carneiro Duarte Ferreira. Dois meses e meio depois do nascimento, a 2 de Setembro de 1843, na Paróquia de Nossa Senhora de Amparo de Benfica, Libânia foi baptizada. Os seus pais eram muito religiosos, e por isso, desde pequenina Libânia aprendeu a falar de Deus e aprendeu a rezar. Libânia ficou órfã desde a adolescência. As epidemias de cólera morbus e da febre-amarela que grassavam em Lisboa e arredores chegaram também a Amadora e à família Galvão Mexia. Em 1856 morria mãe; e em 1857 falecia o pai.

Entretanto o rei Dom Pedro V cedia algumas das dependências do Palácio Real para acolher os filhos das famílias nobres que tinham perdido os pais durante o flagelo. Assim nasceu o “Real Asilo (ou Pensionato) da Ajuda.

Em 1857 chegaram da França as Filhas da Caridade, instituição fundada por São Vicente de Paulo, em 1633. Chegara a Lisboa no dia 23 de Outubro de 1857, mas só ficaram em Portugal cinco anos.

Em 1857, a menina Libânia e a sua irmã Matilde foram acolhidas no “Real Pensionato da Ajuda” e lá permaneceram até à expulsão das religiosas Filhas da caridade francesas em 1862. Delas receberam a educação e formação próprias das senhoras daquele tempo.

A irmã Matilde optara pela vida religiosa de clausura entrando no mosteiro da Visitação, em Lisboa. Libânia ficou sozinha e foi convidada pela Marquesa de Velada a ir para sua casa. Passou cinco anos na casa dos Marqueses de Valada. Em 1867, a marquesa, por motivos familiares, entrava no convento de São José em Paris, e Libânia recolhia-se no Pensionato de S. Patrício.

Dois anos, depois de se ter aconselhado com o Padre Raimundo dos Anjos Beirão, Libânia passa para o Recolhimento das Capuchinhas de Nossa Senhora da Conceição, no mesmo convento, e toma hábito, em 1869, sendo padrinhos da cerimónia os Marqueses da Ribeira. Tinha 26 anos. Recebe o nome da Irmã Maria Clara do menino Jesus. A 10 de Fevereiro de 1870 é enviada a Calais, França, a continuar a sua formação entre as Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, onde viria a professar novamente. Em 1869 tomou hábito e emitiu votos de Capuchinha, conservando o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Professou no dia 14 de Abril de 1871, em França, regressando a Portugal, no dia 1 Maio desse ano. No dia 3,com a ajuda do Frei Raimundo funda a primeira Comunidade, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em S. Patrício – Lisboa.

Em 21 de Março de 1874, uma assembleia de trinta e cinco Irmãs da Casa de S. Patrício aprovou os Estatutos das “Irmãs Hospitaleiras dos Pobres pelo Amor de Deus. E com a influencia do Cardeal Patriarca de Lisboa e da infanta Dona Isabel Maria, filha de Dom João VI e irmã dos reis D. Pedro IV e D. Miguel, os ditos Estatutos foram aprovados, como “Associação de Beneficência”, por alvará do Governo Civil de Lisboa, datado de 22 de Maio de 1874. Em 25 de Novembro de3 1875, a Irmã Maria Clara dirigia à santa é o pedido de aprovação da sua Congregação. E quatro meses depois, em 27 de Março de 1876, a Congregação das Irmãs Hospitaleiras Portuguesas era aprovada por breve pontifício do Papa IX. Em 3 de Maio, a Irmã Maria Clara do Menino Jesus, por decisão do P. Frei Raimundo, assumia a responsabilidade da mesma, como Superiora geral.

A situação social do seu tempo (século XIX) deixava na miséria uma multidão enorme de empobrecidos, constantemente agredida pela injustiça e pela opressão: desabrigados, doentes, viúvas, órfãos, etc.

O clamor destes deserdados encontrou eco no coração da Irmã Maria Clara que pôs em prática o exercício da caridade em favor dos pobres; aliviar sofrimentos nos Colégios, Creches, Hospitais, com a assistência a inválidos, crianças, tratamento ao domicílio, cozinhas económicas, etc.

Durante o seu governo, a irmã Maria Clara abriu grande número de casas para recolher pobres e necessitados em Portugal. Em 1883, envia as irmãs Franciscanas Hospitaleiras para Angola, em 1886 para Goa (Índia Portuguesa) em 1893 para Guiné (Bissau) e para Cabo Verde.

Neste momento, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras exercem a sua missão de “hospitalidade” em cinco continentes: América (Brasil e Usa); África (Angola, Moçambique, Cabo Verde); Ásia (Índia, Filipinas e Timor-Leste), Europa (Portugal, Espanha e Itália).

A irmã Maria Clara faleceu em Lisboa, no dia 1 de Dezembro de 1899, depois de uma vida inteiramente dedicada a todo o Bem, onde fosse necessário fazer-se. Foi sepultada três dias depois, no cemitério dos Prazeres, acompanhada de enorme multidão de fiéis que reconheciam a sua santidade. Os restos mortais repousam hoje na Cripta da Capela da Casa Mãe, em Linda-a-Pastora.

A 18 de Dezembro de 1995 iniciou-se a abertura do processo de canonização da Madre Maria Clara. Depois anos depois fazia a clausura do processo diocesano em Linda-a-Pastora, Lisboa e a entrega do Processo na Congregação para a Causa dos Santos em Roma.

Em 2003 operava-se o suposto milagre da cura de Pioderma gangrenoso, em D. Gerogina Trancoso Monteagudo, de Baiona-Espanha. Em 2005 era entregue o Processo do milagre nas mãos do Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom José Saraiva Martins.

Em 6 de Dezembro de 2008, o Papa Bento XVI autoriza a publicação do Decreto que reconhece as virtudes heróicas da Madre Maria Clara do Menino Jesus. Com este acto é proclamada Venerável e fica mais próxima da beatificação.

Para a beatificação, um autêntico milagre deve ser reconhecido como obtido através da intercessão do Servo de Deus. Os milagres confirmam que é Deus quem inspira nos cristãos (fieis) a opinião de que um determinado Servo de Deus é digno de ser beatificado. Para a beatificação da irmã Maria Clara do Menino Jesus, foram observados os seguintes trâmites:

1. Processo: A tramitação do processo de santidade de um católico morto com fama de santo passa por diversas etapas. Cinco anos após a sua morte, qualquer católico ou grupo de fiéis pode iniciar o processo, através de um postulador, constituído mediante mandato de procuração e aprovado pelo bispo local.

2. Testemunhas: Juntos os testemunhos, pede-se permissão à Santa Sé. Quando e consegue essa permissão, procede-se o exame detalhado dos relatos das testemunhas, a fim de apurar de que forma a pessoa exercitou a heroicidade das virtudes cristãs.

3.Venerável. Aos bispos diocesanos compete investigar a vida, virtudes ou martírio, fama de santidade ou de martírio e milagres aduzidos. Esta informação é enviada para a Santa Sé, Se o exame dos documentos for positivo, a pessoa é proclamada venerável.

4. Milagre: A segunda etapa do processo consiste no exame dos milagres atribuídos à intercessão do “venerável”. Se um desses milagres é reconhecido como autêntico, o “venerável” é considerado “beato”.

NB: Quando após a beatificação, se verifica um outro milagre devidamente reconhecido o beato é proclamado santo. O milagre tem de ser decretado pela Congregação dos Santos e, finalmente aprovado pelo Papa.

5. Canonização. A canonização é a confirmação, por parte da Igreja que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos é diocesano), e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo.

6. Acto do Papa: A canonização é um acto reservado ao Papa, a quem compete, desde o século XII, inscrever o novo santo no cânone. Todas as normas encontram-se na Constituição apostólica “Divinus Perfectionis Magister” de João Paulo II e nas normas traçadas pela Congregação para a Causa dos Santos.

Às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras apresentamos os nossos Parabéns!

Porto, 21 de Maio de 2011.

Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.