VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20110303

Dilma Rousseff e primeiro-ministro do Timor Leste apostam no reforço da cooperação

Dilma e Xanana Gusmão passaram em revista a cooperação bilateral e as áreas que serão aprofundadas. Para Timor Leste, a capacitação profissional e o ensino da língua portuguesa são áreas prioritárias.

Brasília - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu nesta quinta-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília, o primeiro-ministro e ministro da Defesa do Timor Leste, Xanana Gusmão, que efetua visita oficial ao país até ao próximo sábdo (5).

Gusmão é acompanhado nesta visita pelo ministro da Educação, João Câncio Freitas; vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Xavier Pereira Carlos; e pelo secretário de Segurança, Francisco Guterres.

Durante o encontro, Dilma Rousseff disse que Timor-Leste e Brasil compartilham uma herança histórica cuja especificidade maior reside na língua portuguesa, como idioma oficial de ambos os países.

Dilma e Xanana Gusmão passaram em revista a cooperação bilateral e as áreas que serão aprofundadas. Para Timor Leste, a capacitação profissional e o ensino da língua portuguesa são áreas prioritárias.

De acordo com informação do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Dilma manifestou o interesse em ampliar a cooperação com Timor-Leste, hoje centrada em atividades essenciais ao fortalecimento das instituições nacionais, nas áreas de educação, justiça, segurança, capacitação de mão-de-obra, inclusão social e infraestrutura.

Na ocasião, a presidente do Brasil agradeceu a doação de US$ 500 mil dólares do Governo timorense para as vítimas das inundações e dos deslizamentos de terra ocorridos em janeiro deste ano na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Já o primeiro-ministro Xanana Gusmão manifestou seu apreço pela cooperação recebida do Brasil para a preservação da herança lusófona e para a construção e o desenvolvimento do Estado Nacional Timorense.

Xanana sublinhou, em especial, a capacitação de professores de português; a formação de servidores públicos, no domínio da língua portuguesa; e a presença de bolsistas timorenses no curso de preparação de diplomatas do Instituto Rio Branco, como importante contribuição para o aperfeiçoamento institucional da Chancelaria timorense.

O primeiro-ministro timorense enalteceu ainda a contribuição brasileira para a consolidação da tradição civilista no ordenamento jurídico nacional, para a estruturação do setor de defesa, para o adestramento de forças de segurança, e para a capacitação de mão-de-obra básica. Agradeceu, também, a disposição brasileira em ampliar o alcance da cooperação técnica prestada.

Os dois governos estão empenhados no desenvolvimento de projetos de inclusão social, de apoio ao empreendedorismo, da capacitação em pesca e aqüicultura, de projetos de infraestrutura, e de fortalecer ainda mais a base institucional das relações, por meio da celebração de novos instrumentos, segundo o Itamaraty.

Brasília e Díli querem também intensificar o intercâmbio bilateral na área militar e de defesa, que consideram elemento integrante das relações entre os dois países e reiteraram a importância que atribuem à cooperação no campo da Justiça, como forma de consolidar as instituições de Estado de Timor-Leste, e a continuação de iniciativas na área de educação, com o novo envio de professores brasileiros a Timor-Leste.

Durante a visita de Xanana Gusmão a Brasília, foram assinados os seguintes atos: ajuste complementar para implantação do Programa de Fortalecimento do Setor da Justiça de Timor-Leste; ajuste complementar para implementação do Projeto "Casa Brasil – Timor-Leste - Apoio à Inclusão Social de Jovens; ajuste complementar para implementação do Projeto “Capacitação Técnica da Polícia Nacional de Timor-Leste”; ajuste complementar para Implementação do Programa de Qualificação e Formação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa.

Portugal Digital - Brasil/Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.