VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101128

TEMPO DO ADVENTO*

Uma das coisas que ficaram gravadas na minha memória quando eu era adolescente, era a visita do Governador de Timor Português, Capitão Serpa Rosa, à Vila Salazar (Baucau) na década dos anos 50 do século XX.

Uma semana antes da vista do governante o Chefe de suco de Baha-Uú e não Bahú (porque havia um Baha-Wake), mandava o homem do tambor a avisar a população, tocando o seu tambor umas horas de manhã, no alto da colina de Macadai (nesse sítio, antigamente, estavam construídas as Casas lulik das povoações de Macadai, Boilé e Ró-Ulu). Três dias antes da chegada do Governador, os homens dirigiam-se à Vila para prepararem os ornamentos ao longo das ruas (futu arco). E na véspera, começavam a chegar, de diversos sucos, companhias de leais Moradores trazendo bandeiras, tambores, cornetas, espadas; as mulheres com vestidos garridos e com penas de aves na cabeça tocavam os babadok e dançavam e tocava o tebedai. Na Vila vivia-se um ambiente de alvoroço, de expectativa e de festa. E o dia marcado chegava o “Embot” que era recebido com todas as honras…

Esta pequena introdução serve para explicar o que é um Advento. Advento é tempo de preparação, tempo de espera, tempo de expectativa, tempo de alegria e de esperança. A quem esperamos? Quem é que nos vem visitar?

Advento vem do Latim Adventus, do verbo advenire, (ad venire) que significa aquele que advém, que vem até nós. É Cristo que vem! Advento significa, portanto, chegada, vinda, acontecimento, início. Para nós, cristãos, esta palavra designa o tempo que decorre desde o início do Ano litúrgico até ao Natal. O início do Ano litúrgico começa com o primeiro Domingos, próximo do dia 30 do mês de Novembro.

Na antiguidade, o Advento começou a ser celebrado na Espanha e na Gália, no século IV. Para os cristãos, os principais acontecimentos deviam ser devidamente preparados. O Natal de Nosso Senhor Jesus foi, e é um acontecimento importante. Com o Nascimento de Jesus, inicia-se uma nova etapa na história da humanidade. E, porque é um início, é um novo desabrochar de expectativas, de esperanças, de promessas, de compromisso, os cristãos preparavam com orações, vigílias e penitência. É pela sua importância e alto significado que o Natal exige uma preparação adequada.

No Advento, a Igreja convida os cristãos a celebrarem o Nascimento de Jesus há dois mil anos, em Nazaré. Mas este tempo é também um convite para esperar a segunda vinda do Messias no fim dos tempos. Celebramos, portanto, o passado e o futuro. Mas não só, hoje, Cristo continua a vir. Todos os dias, Jesus Cristo passa pelas nossas vidas. Por isso, Advento é também tempo de vigilância, de espera, de escuta e de oração. O Advento é viver a presença de Cristo e construir o Seu Reino no dia a dia!

Esperamos que neste tempo de Advento, os timorenses, com a ajuda de Deus, saibam viver com alegria o presente e desempenhar a missão de construir um Timor-Leste no progresso, na justiça e na paz, na fraternidade e solidariedade.

Um Bom Advento a Todos!

Porto, 28 de Novembro de 2010
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo
* Em exclusivo para Forum Haksesuk!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.