VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20100113

Woodside não impede de trazer Pipeline Greater Sunrise para Timor-Leste

Obstaculos vem do Governo Australiano, "Woodside precisa mais 2 billoes para trazer Oleoduto Greater Sunrise para Timor Leste"

Dili -(14/01/10) Companhia Petroleo Woodside não impede de trazer Pipeline Greater Sunrise para Timor-Leste, mas obstaculos vem do Governo Australiano, segundo fontes do Jornal no Woodside em Dili. Continua a mesma fonte, o problema não foi Woodside, porque basta aumentar mais $2 Billoes para trazer Pipeline GSR para Timor-Leste, mas obstaculos vem do Governo da Australia e em particular do Governo Northern Territorio da Australia, escreveu Jornal Nacional Diário, na sua edição de hoje (JND, 14/01/2010).

Governo de Timor-Leste vai bloquear a proposta de Companhia Woodside de exploração petrolífera

Governo irá bloquear propostas apresentadas por um consorcio australiano Woodside para uma zona partilhada de prospecção e gás no Mar de Timor, no valor de milhares de milhoes de dólares. A recusa do Governo é mais recente desenvolvimento de uma longa contenda entre os dois países sobre onde o petróleo e o gás oriundo da zona de prospecção conjunta Greater Sunrise (GSR). Na sua postura mais dura até hojé, Governo não vai apoiar o plano de desenvolvimento apresentado pelo Woodside, possivelmente tornando assim o tratado de 2007 nulo.

“Os planos propsotos pela Woodside e parceiros do consórcios de levar gás desde a jazida de GSR a Darwin ou uma plataforma flutuante de gás natural liquido não serão aprovados pelo Governo”, garantiu ontem o Secretario de Estado do Conselho de Ministros de Timor-Leste e porta voz do Governo.

De acordo com Agio Pereira, os responsáveis da empresa australiana “subestimaram a prioridade do Governo em assegurar que os recursos pertencentes ao povo timorense sejam devidamente geridos”.

Woodside, que lidera um consórcio integrado também pela Royal Dutch/SHELL, OSAKA Gás e ConocoPhilips, tem argumentando que transportar os recursos por gasoduto para uma unidade processadora em Darwin (Australia), a mais de 500 quilómetros de distância, é a opção comercialmente mais viável, tendo também estudado a possibilidade de transportar o gás até uma platafor flutuante.

Mas Timor-Leste quer construir uma oleoduto desde a profundidade do mar até a sua costa, aproximadamente a um terço da distância de um oleoduto até Darwin, no norte da Australia.

O governo de Timor-Leste tem vindo a procurar parceiros comerciais para desenvolver uma indústria petroquímica nacional, que, segundo o executivo, estimularia o crescimento economico e ajudaria a reduzir o desemprego no país!

Fontes: Suara Timor LoroSae (STL,14/01/2010,pag. 1 e 15), Jornal Nacional Diário (JND,14/01/2010,pag.1 e 3) e Agência Lusa (13/01/2010)!

Versão Tetum: http://forum-haksesuk.blogspot.com/2010/01/woodside-la-taka-dalan-ba-lori-kadoras.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.