VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20100120

ONU elogiu o IV Governo do PM Kay Rala Xanana Gusmão

O sucesso do governo na reforma dos sectores da defesa e segurança

Dili.Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão recebeu elogios da ONU por causa da sua liderança no IV Governo Constitucional, que contribuiu para o sucesso das reformas, nos sectores da segurança e da defesa em Timor-Leste.

Paz e tranquilidade em Timor-Leste não cairam do céu, mas são pensamentos e às ideias de toda a gente, que tem o mesmo compromisso que leva a vante o processo da reforma com sucesso”, afirmou a representante do Secretario Geral das Naçoes Unidas em Timor-Leste, Ameera Haq,recentemente no Palácio do Governo, depois de se encontrar com o Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão.

Ameera Haq acrescentou ainda de que, a ONU elogiou o IV Governo Constitucional, liderado pelo PM Kay Rala Xanana Gusmão, por conseguir fazer e continuar com as reforma nos sectores da Defesa e da Segurança, nos últimos dois anos.

Ameera Haq, comentou de que, as reforma alcançadas nos sectores da defesa e segurança, contribuiu para devolver a credibilidade para as respectivas forças. Procurando mudar a mentalidade, distinciar-se-á as duas instituições da influência politica partidaria. Com estas mudanças, o governo transformou as duas instituiçoes do estado para cumprir as suas funções e missões, garante a segurança nacional de todos os cidadaos e a defesa da soberania nacional perante a ameaças externas.

Aposta também no profissionalismo, através de aprovar as legislações, sobre regimes de carreiras, regimes de promoção e regime salariais para as forças da defesa e da segurança.

A sua materialização através de promoção para patentes Generais (Major General e Brigadeiro General), promoçoes para quatros Coroneis e a nomeação do Vice-Comandante da CEMGFA (Chefe Estado Maior General das Forças Armadas), por parte das F-FDTL. Estão a decorrer os testes para promoção dos agentes e oficiais, por parte de PNTL!

Fontes: Jornal Nacional Diário (JND, 12/01/2010, pag. 1 e 3) e Jornal Nacional Semanário (JNS, 18/01/2010, pags. 1 e 2)!

Noticia editada por editor FH em Dili (21.01.2010)

Versão Tetum:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.