VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080303

Alguns delegados da CPLP tinham conhecimento do atentado antes do 11/02

Lisboa, Forum Haksesuk (FH). Alguns delegados da CPLP que se encontram reunidos em Dili, Timor-Leste, no âmbito da reunião dos ministérios da Solidariedade e Trabalho tinham conhecimento sobre o atentado no dia 11/02, a revelação veio num artigo da opinião publicada pela diário «Suara Timor Lorosae (STL)» na sua edição Sexta feira (29/02). O duplo atentado de 11/02, que vitimou o Presidente da República, Dr. Ramos Horta e uma emboscada contra PM Xanana Gusmão, foi condenado pela Comunidade Internacional (CI), desde o Secretario Geral das Nações Unidas até os líderes dos Países da CPLP. O Presidente da Republica, Prof. Cavaco Silva, “numa curta declaração a imprensa condenou o atentado contra estado democrático ( in DN,12/02)”. O Secretario Geral da ONU, Ban Ki-Mon, condenou nos termos mais enérgicos possíveis os «ataques inaceitáveis ao Presidente José Ramos Horta e PM Xanana Gusmão» (in Público, 12/02). O Secretariado executivo da CPLP, Luís Fonseca,”afirmou que, não-violência, o diálogo e o respeito pelos direitos do Homem têm sempre norteado a vida e a acção política do Dr. Ramos Horta (idem).

O artigo publicada pelo principal jornal diário em Dili, da autoria do Vicente Maubossy, justifica o seu argumentou com referência aos delegados da Moçambique e Angola, “«a delegação Moçambicano na reunião da CPLP, já tinha conhecimento sobre o que vai suceder na manhã de 11/02, já preparava para regressar na segunda feira (11/02)»”. (idem) referiu ainda, Vice-Ministro da Angola recebeu um telefonema de um dirigente da FRETILIN para confirmar, se o PM já estava na salão Nobre da Conferência antes das 08:00 (11/02). Acrescentou ainda no artigo, ”próprio um dirigente da FRETILIN cancelou a participação das suas familiares que iam participar na dança folclórico timorense em recessão aos convidados, porque já souberam antes o que iria acontecer no dia 11/02, justificou o autor”.

Um observador das questões Timorenses A .B.Smith comentou o atentado 11/02 e implicações dos autores externas. Para ele, com Ramos Horta e Xanana no poder em Timor-Leste, mais favorece aos interesses Australiano do que propriamente da Portugal e CPLP, passa a citação: ”Quer os Estados Unidos da América ou quer a Austrália, potências com interesses estratégicos no ‘corredor maritimo de Timor’ e na região, não beneficiariam em nada com as mortes de ambos RH e XG. Os EUA como também a Australia viram e viriam com bons olhos o RH e XG no poder, do que a FRETILIN ou os irmãos Carrascalão.”. Para mesmo observador, o interesse de Portugal e CPLP em Timor-Leste depositar a confiança em dupla Mari Alkatiri/Mário Carrascalão, passa a citação: ”A não ser Portugal, um pequeno País da União Europeia, que tem interesses em Timor-Leste, gosta(ria) de ver um Ramos Horta debilitado e XG ‘out of politics’, o último por estar casado com uma Australiana. Porque a Australia permanece como uma ameaça real aos interesses estratégicos de Portugal em Timor Leste. Para Portugal, com um Mari e a FRETILIN de regresso ao, ou os Carrascalões no, poder, seria um alivio, pois os Portugueses poderiam jogar as cartas por trás destes ‘velhas guardas".

Aguardamos a declaração do Ministério da Solidariedade, Trabalho e Emprego, Dr. Vieira da Silva e também da Secretario executivo da CPLP!

Lisboa, 03-03-2008

Forum Haksesuk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.