VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20071224

REFLEXÃO NATAL

Teologicamente, há um paralelismo entre crença tradicional timorense com a Fé Católica. Como um filósofo disse: as coisas idênticas conhecem umas as outras. Exactamente o que aconteceu em Timor no inicio do processo da evangelização. Ambos são idênticas na sua meta e no seu idealismo, mesmo em alguns aspectos das suas expressões e percepções.

Os timorenses são 97% Católicos, segundo as estatística do ano 2005, mas ainda não estão convertidos plenamente. Conflitos entre irmão e irmãs mostram-se atravez de oportunidade politica. Sentido religioso e respeita mútua não se floresce mais. Já dois anos que muitas pessoas tinham experiência de Natal refugiadas nas tendas de IDP. A nossa verdadeira Belém é Dili, onde muitas imagens de menino Jesus estariam nos presépios destas tendas. Politica irracional fanática com o principio sem Deus causou divisões entre irmãos timorenses, muitos jovens desapareceriam tanto fisicamente e psicologicamente. Porque? É porque a evangelização não se penetrava na sua expressão verdadeira? Ou porque o Evangelho não se identifica plenamente com a sua expressão cultural? Se assim então como é que explicais este falhanço nesta influência da crença tradicional para nos jovens e no povo de Timor em geral neste momento? A crise continua andar…

Entendendo a moda da juventude, que está sempre sonhando com uma coisa nova, e o dinamismo nos seus movimentos, apareçam outras perguntas. A cultura timorense e a fé Católica ainda são relevantes para os jovens? E para vós estudantes (intelectuais), ainda são relevantes? Se não são mais relevantes, então quais são as causas e as soluções?

Os jovens precisam ídolos ou imagens. Qual é a imagem de Cristo que eu devo mostra-lhes? É o nosso dever como cristãos partilhar Cristo aos outros. Se estivéssemos ler o Evangelho de São Lucas encontramos a resposta lá. Por todo o Evangelho, São Lucas convida os Cristãos a identificar-se com Jesus, como mestre, que vem para salvar e é terno para com os pobres e os humildes, os abandonados, os pecadores, e os aflitos, para com os que reconhecem a sua dependência em Deus. As pessoas precisam de um ídolo amável e carinhoso, atencioso e compassivo como um amigo (a) ou um irmão (â). Isso mesmo é a nossa crise global. Então é o problema é da família. Jesus não ensinava uma coisa totalmente nova, mas já existia desde então na humanidade.

No Evangelho São Mateus 19, 16-30 sobre um jovem rico que não queria deixar a sua vida confortável, possamos identificar-nos também com ele. As vezes nós desejamos perfeição mas isso não é possível, se não estarmos disponíveis a deixar a nossa vida confortável. Se quisermos uma mudança então temos que deixar a nossa zona confortável para uma vida de mais sacrificio de forma a vivermos em plenitude com outros e com Deus.

O Natal está-se aproximando, vamos esforçar-nos para mudarmos na nossa atitude e mentalidade para que possamos acolher menino Jesus como o nosso modelo e ídolo de ternura e amor (ídolo do nosso coração). Culturalmente e teologicamente, estamos convidados a ter uma atitude e visão primordial em cada mudança. Precisamos mais cautelosos (as) nos passos de vida que damos. Muitas vezes sentimos a escorregar (namdoras, karla = kaer la metin), e devemos esforçar-nos para uma mudança de forma mais firmes (karmen = kaer metin). Não seríamos revolucionários e nem sequer reaccionários mas devamos ser evolucionários no contexto cultural e religioso. Quer dizer, avança um passo e recua meio passo, para que possamos avaliar……

Finalmente, qual é a imagem de Cristo que nós Timorenses, como um povo e uma comunidade Cristã Católica 97% de total população, possamos dar como testemunha ao mundo? O que é a minha contribuição pessoal para uma mudança verdadeira na minha terra?

BOAS FESTAS DO SANTO NATAL 2007-12-25 E UM ANO NOVO PRÓSPERO 2008-01-01 PARA TODOS

AMIGO PADRE CANCIO
Fonte: (ATConline) http://www1.ci.uc.pt/atc/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.