VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20071120

PSD promete usar palcos europeus para defender maior cooperação com Díli

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, afirmou hoje que usará ospalcos da União Europeia e do Partido Popular Europeu (PPE) paradefender políticas de cooperação com Timor-Leste, visando sobretudo aconsolidação da sua democracia.
As palavras do líder social-democrata foram proferidas no final de umaaudiência com o chefe de Estado timorense, Ramos Horta, em que se fezacompanhar pelos dirigentes sociais-democratas e ex-ministros ÂngeloCorreia e Martins da Cruz. No final da audiência com o presidente timorense, que durou cerca deuma hora, Luís Filipe Menezes considerou que o PSD "tem uma longahistória feliz e empenhada no apoio a Timor-Leste".
"Os governos de Portugal liderados pelo Presidente da República, Cavaco Silva - de que também fazia parte o presidente da ComissãoEuropeia, Durão Barroso, então ministro dos Negócios Estrangeiros -deram um impulso muito grande a todo o movimento internacional paradar visibilidade à questão de Timor-Leste", apontou, numa referênciaao período de ocupação indonésia. "Esse grande movimento - em que foram os próprios timorenses osgrandes ganhadores desse processo, porque foram eles quem mais lutou -conseguiu fazer com que Timor-Leste seja hoje um país independente eque marca a presença portuguesa numa zona do mundo importante", acrescentou. Segundo Luís Filipe Menezes, em termos de futuro, o principalobjectivo do PSD " é manter as relações com Timor-Leste de uma formaperene, procurando ser fiel ao combate pela lusofonia". "Na União Europeia, o PSD poderá levantar a sua voz para defender oapoio que Timor-Leste ainda precisa para consolidar a sua democracia", especificou o líder social-democrata.
Neste contexto, Luís Filipe Menezes disse que teve oportunidade defalar com Ramos Horta sobre o papel que o PSD desempenha no Partido Popular Europeu, "que é liderante na maioria dos países da UniãoEuropeia". "No âmbito do PPE, vamos continuar a defender políticas que serelacionam com a cooperação com Timor-Leste", acrescentou.
LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-11-15

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.