VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20071115

Encontro com Presidente da República não é para todos Timorenses

Lisboa, Fórum Haksesuk (FH). Na sua primeira visita oficial como chefe de Estado da República Democrática de Timor-Leste (RDTL) à Portugal que decorrerá de 14 a 18 de Novembro, O Presidente da Republica Dr. Ramos Horta, irá efectuar os encontros oficiais com as autoridades Portugueses, com seu homologo Português, Prof. Dr. Cavaco Silva, o PM, José Sócrates e outros individualidades.

O que esta na agenda da discussão do Senhor Presidente da Republica, a cooperação bilaterais entre os dois países em todos os domínios. Como realçou em entrevista ao Jornal Pública, Portugal tinha e continua ter um papel importante no processo da consolidação da democracia e desenvolvimento de Timor-Leste. Destaca nas seguintes áreas da intervenção, a nível da educação, sobretudo na reintrodução da língua Portuguesa como uma das línguas oficiais, a importância da cooperação no âmbito militar, no domínio da cooperação económica, sublinhar o investimento Português na área da Telecomunicações, neste caso a participação da capital maioritaria de Portugal Telecom na Timor Telecom.

Mas incluindo na agenda do Senhor Presidente Republica, irá encontrar-se-á com a Comunidade Timorenses em Lisboa, que vai ser na próxima sexta feira (16/11), ás 18hoo, terá lugar na Fundação da Cidade de Lisboa, em Campo Grande.

Pela primeira vez depois de Timor-Leste conquistou a sua independência Politica, consta-se no programa do IV Governo Constitucional (IV GC) para os próximos cinco anos (2007/12), sublinhar do papel da comunidade Timorenses na diáspora. Sobretudo a nível da diplomacia Cultural, passa a citar (…) “A nível internacional, a cultura deverá ser o rosto do país, contribuindo ao mesmo tempo para evitar o desenraizamento de gerações timorenses que vivem na diáspora. Para tal é necessário desenvolver a «Diplomacia cultural», através do redimensionamento das nossas representações diplomáticas e consulares, provendo-se de meios para a promoção da cultura, em parceria com as associações timorenses espalhadas pelo mundo (ver o Programa do IV GC, p. 47)”.

O encontro entre Senhor Presidente da Republica e a comunidade Timorenses em Portugal, organizada pela Embaixada da Republica de Timor-Leste em Lisboa. Na circulação missiva que emitida pela Embaixada sobre o ocorrência, a distribuição de convites não foram para todas timorenses, porque muitos timorense que queixavam que não souberem nada sobre o encontro. Um Timorenses que prefere mantém anonimato, “lamento o que aconteceu ,porque sabemos o encontro através das noticias veiculada pela imprensa”. “A final a Embaixada apenas convidaram aqueles amigos e conhecidos, mas não prestam um serviço a comunidade. Timor é de todos os Timorenses”. Como dizia Nicolau Lobato: ”A independência é uma conquista mas não uma é dadiva (in Revista Nakroman, edição Setembro 1974)”. Conseguimos a independência através de uma acção colectiva e determinação de um povo, a sua materialização através de referendum. Aproveita a presença do Senhor Presidente da Republica e o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiro e Cooperação, para manifestar a nossa indignação perante este acontecimento!

Lisboa, 15 de Novembro de 2007

Forum Haksesuk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.