VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20140205

Relações «de Elevado Nível e Excelência» Reforçam Fraternidade entre Portugal e Timor-Leste

PM Timor Leste Xanana Gusmao &
PM Portugal Passos Coelho
O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que as relações entre Portugal e Timor-Leste são «de elevado nível e de excelência», acrescentando: «Estou empenhado no reforço da grande amizade e fraternidade que liga os povos dos dois países». Estas declarações foram feitas aos jornalistas no final de um encontro com o seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, em Lisboa.

«Eu próprio tenho a intenção, este ano, de participar na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar justamente em Díli», referiu Pedro Passos Coelho.

E acrescentou: «Terei a possibilidade de concretizar uma visita, também de caráter bilateral, que será a primeira que um Primeiro-Ministro português fará a Timor-Leste. Já transmiti ao senhor Primeiro-Ministro [Xanana Gusmão] a honra que tenho em concretizar esta visita, na sequência do convite que ele próprio endereçou para o efeito».

Sublinhando o «papel extraordinário» desempenhado por Xanana Gusmão na construção de Timor-Leste, que «foi capaz de mostrar a todo o mundo que é hoje uma nação bem-sucedida na experiência democrática que encetou», Pedro Passos Coelho reiterou ainda o apoio de Portugal à entrada de Timor-Leste na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que «será benéfica para os empresários de todo o espaço lusófono».

O Primeiro-Ministro afirmou também que, a pedido de Xanana Gusmão, «o Governo nomeou um representante diplomático para integrar a comissão de preparação da Cimeira da CPLP, a primeira realizada na Ásia».

«Este vai ser um evento de enorme simbolismo para os países lusófonos, e uma oportunidade para a comunidade internacional testemunhar a credibilidade e a maturidade político-diplomática de Timor-Leste», acrescentou, sublinhando que Portugal «tem um orgulho muito grande em poder estar ao lado do povo timorense nestas diferentes fases da sua História mais recente».

Quanto à cooperação bilateral, Pedro Passos Coelho referiu que «o Primeiro-Ministro timorense, que acumula também a pasta da Defesa em Timor-Leste, vai reunir hoje à tarde com o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e os dois governos vão assinar um programa-quadro de cooperação técnico-militar que compreenderá os anos de 2014 a 2016».

Portugal e Timor-Leste vão ainda «intensificar a cooperação nas áreas da segurança e justiça e, muito proximamente, deverão assinar um protocolo de cooperação em matérias de águas, saneamentos, drenagem e gestão de resíduos sólidos, quando o Ministro das Obras Públicas timorense visitar o País».

E concluiu: «Portugal reitera a sua disponibilidade para continuar a apoiar a prossecução de objetivos definidos pelo Governo de Timor-Leste em matéria de aprendizagem e disseminação do português, com particular atenção para as gerações mais jovens».

2014-02-05 às 16:53
http://www.portugal.gov.pt/
pt/os-ministerios/primeiro-ministro/
mantenha-se-atualizado/20140205-pm-pm-timor.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.