VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Congresso  Nacional de Recontrucão de Timor-Leste Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente Partido Democratico Frenti-Mudança FM Partido Socialista Timor Partido do Desenvolvimento Nacional Associação Social-Democrata Timorense União Nacional Democrática de Resistência Timorense União Democrática Timorense Partidu Republikanu Partido Libertasaun Povu 

Aileba Partido Democrática Republica de 

Timor Associação Popular Monarquia Timorense Partido Unidade Nacional Partido Milénio Democrático Klibur Oan Timor Asuwain Aliança Democrática Partido Timorense Democrático Partidu Democrática Liberal Partido do 

Desenvolvimento Popular Partido Democrata Cristão

Timor-Leste FORA DE JOGO husi Taxa Aziatika AFC Seleção timorense suspensa de todas as provas internacionais Timor-Leste banned from 2023 Asian Cup for falsifying player documents Timor Leste Dihukum karena Palsukan Dokumen Pemain Brasil
TIMOR-LESTE
Ami nia mehi ma'ak Liberta ita nia Rain no Liberta ita nia Povo, Ita hotu nia Mehi ma'ak Ukun Rasik An!".

Timor-Leste household survey finds majority in Dili fear eviction

East Timor kicked out of 2023 Asian Cup for fake documents

Crianças roubadas a Timor-Leste durante ocupação indonésia

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Relações «de Elevado Nível e Excelência» Reforçam Fraternidade entre Portugal e Timor-Leste

PM Timor Leste Xanana Gusmao &
PM Portugal Passos Coelho
O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que as relações entre Portugal e Timor-Leste são «de elevado nível e de excelência», acrescentando: «Estou empenhado no reforço da grande amizade e fraternidade que liga os povos dos dois países». Estas declarações foram feitas aos jornalistas no final de um encontro com o seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, em Lisboa.

«Eu próprio tenho a intenção, este ano, de participar na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar justamente em Díli», referiu Pedro Passos Coelho.

E acrescentou: «Terei a possibilidade de concretizar uma visita, também de caráter bilateral, que será a primeira que um Primeiro-Ministro português fará a Timor-Leste. Já transmiti ao senhor Primeiro-Ministro [Xanana Gusmão] a honra que tenho em concretizar esta visita, na sequência do convite que ele próprio endereçou para o efeito».

Sublinhando o «papel extraordinário» desempenhado por Xanana Gusmão na construção de Timor-Leste, que «foi capaz de mostrar a todo o mundo que é hoje uma nação bem-sucedida na experiência democrática que encetou», Pedro Passos Coelho reiterou ainda o apoio de Portugal à entrada de Timor-Leste na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que «será benéfica para os empresários de todo o espaço lusófono».

O Primeiro-Ministro afirmou também que, a pedido de Xanana Gusmão, «o Governo nomeou um representante diplomático para integrar a comissão de preparação da Cimeira da CPLP, a primeira realizada na Ásia».

«Este vai ser um evento de enorme simbolismo para os países lusófonos, e uma oportunidade para a comunidade internacional testemunhar a credibilidade e a maturidade político-diplomática de Timor-Leste», acrescentou, sublinhando que Portugal «tem um orgulho muito grande em poder estar ao lado do povo timorense nestas diferentes fases da sua História mais recente».

Quanto à cooperação bilateral, Pedro Passos Coelho referiu que «o Primeiro-Ministro timorense, que acumula também a pasta da Defesa em Timor-Leste, vai reunir hoje à tarde com o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e os dois governos vão assinar um programa-quadro de cooperação técnico-militar que compreenderá os anos de 2014 a 2016».

Portugal e Timor-Leste vão ainda «intensificar a cooperação nas áreas da segurança e justiça e, muito proximamente, deverão assinar um protocolo de cooperação em matérias de águas, saneamentos, drenagem e gestão de resíduos sólidos, quando o Ministro das Obras Públicas timorense visitar o País».

E concluiu: «Portugal reitera a sua disponibilidade para continuar a apoiar a prossecução de objetivos definidos pelo Governo de Timor-Leste em matéria de aprendizagem e disseminação do português, com particular atenção para as gerações mais jovens».

2014-02-05 às 16:53
http://www.portugal.gov.pt/
pt/os-ministerios/primeiro-ministro/
mantenha-se-atualizado/20140205-pm-pm-timor.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.