VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20131211

Timor Leste e Sudão do Sul Reforcam Relacoes Bilaterais

PM Timor Leste Xanana Gusmao e Presidente Sudao Sul Salva Kiir
Foto GOV.TL


O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão e a sua delegação, que incluía a Ministra das Finanças, Emília Pires, concluíram uma extensa agenda de reuniões e apresentações na República do Sudão do Sul.

Esta é a segunda visita do Primeiro-Ministro à mais recente nação do mundo, cuja capital, Juba, acolheu o Retiro Ministerial do g7+ em Outubro de 2011. O Sudão do Sul é membro do g7+, grupo de 18 países que é actualmente presidido por Timor-Leste.

Durante esta visita, o Primeiro-Ministro e a Ministra das Finanças reuniram-se com o Presidente, Salva Kiir e com membros do Governo do Sudão do Sul.

Em conferência de imprensa, após uma longa reunião com o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, o Presidente do Sudão do Sul, Salava Kiir, expressou o seu sentido apreço pelo apoio do Governo e do povo de Timor-Leste. Quando questionado por jornalistas locais acerca da relação entre os dois países, o Presidente explicou que “o Sudão do Sul tem apenas dois anos de idade e Timor-Leste tem agora onze anos de idade. É como um irmão mais velho a ajudar o irmão mais novo.”

A reunião governamental realçou as várias semelhanças entre o Sudão do Sul e Timor-Leste. Ambos se tornaram independentes após uma longa luta pela libertação, ambos têm petróleo, ambos enfrentam o desafio de construir a paz e reforçar as suas instituições estatais para uma efectiva prestação de serviços.

A Ministra Emília Pires manteve reuniões com o Ministro das Finanças do Sudão do Sul, Aggrey Tisa Sabuni e com o Ministro do Petróleo, Actividades Mineiras e Indústria, Stephen Dhieu. O Ministro do Petróleo expressou o seu desejo de enviar uma delegação a Timor-Leste para aprofundar conhecimentos sobre a Autoridade Nacional do Petróleo (ANP), a Companhia Nacional de Petróleo e a gestão e administração do Fundo Petrolífero de Timor-Leste.

Na quarta-feira, dia 4 de Dezembro, o Primeiro-Ministro e a Ministra das Finanças viajaram de helicóptero com oficiais do Governo, incluindo o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Peter Gbando, à remota aldeia de Malou, no Condado de Bor, Estado de Jonglei. A aldeia comemorou a chegada dos convidados especiais com a matança de uma vaca, danças, discursos e uma demonstração de luta livre. A comunidade estava particularmente emocionada com o facto da Ministra das Finanças ter regressado à aldeia após a sua visita, no ano passado, e profundamente honrada pela presença do “grande chefe” de Timor-Leste.

O Governo de Timor-Leste contribuiu financeiramente para a construção de uma escola primária mista na aldeia e, neste dia, comemorou-se a colocação da primeira pedra. A conversa comovente do Primeiro-Ministro com o povo da aldeia de Malou, juntamente com o seu abraço aos ex-combatentes pela libertação e a interacção com as crianças, impressionou profundamente as pessoas que declararam que o seu coração sentiu gratidão para com o povo de Timor-Leste pela sua amizade, solidariedade e apoio.

No último dia da visita oficial, o Primeiro-Ministro proferiu um discurso na Conferência de Investimento do Sudão do Sul, incentivando os investidores a ver o potencial do país e a aproveitarem as vantagens em serem dos primeiros a investir. Referiu, também, algumas das experiências de Timor-Leste em negócios internacionais e aconselhou o Governo a permanecer vigilante para garantir que a exploração comercial é justa e eticamente correcta.

Centenas de estudantes da Universidade de Juba assistiram a uma palestra que Primeiro-Ministro deu mais tarde nesse dia, intitulada “Partilhar Experiências”. A audiência estava muito interessada em ouvir as experiências de Timor-Leste, e foram tantas as perguntas que o tempo não permitiu que todas pudessem ser respondidas.

O Primeiro-Ministro, que é também Ministro da Defesa e da Segurança de Timor-Leste, levou a cabo o seu último compromisso com o Ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos do Sudão do Sul, Kuol Manyang. Juntos, os dois ministros visitaram a sede militar do Exército de Libertação do Povo do Sudão [ELPS] onde, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão falou aos veteranos sobre a melhor forma de honrar a sua luta pela libertação, incentivando-os a trabalhar e mostrar liderança contínua na construção da nação.

GOV.TL
Díli, 10 de Dezembro de 2013
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.