VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Congresso  Nacional de Recontrucão de Timor-Leste Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente Partido Democratico Frenti-Mudança FM Partido Socialista Timor Partido do Desenvolvimento Nacional Associação Social-Democrata Timorense União Nacional Democrática de Resistência Timorense União Democrática Timorense Partidu Republikanu Partido Libertasaun Povu 

Aileba Partido Democrática Republica de 

Timor Associação Popular Monarquia Timorense Partido Unidade Nacional Partido Milénio Democrático Klibur Oan Timor Asuwain Aliança Democrática Partido Timorense Democrático Partidu Democrática Liberal Partido do 

Desenvolvimento Popular Partido Democrata Cristão

Ohin, 7 Dezembru, Tinan 41 Liu-ba Indonesia Invade Timor-Leste (1975-2016)
7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste
TIMOR-LESTE
Ami nia mehi ma'ak Liberta ita nia Rain no Liberta ita nia Povo, Ita hotu nia Mehi ma'ak Ukun Rasik An!".


Memoria 7 Dezembru 1975 - Invazaun Militar Indonesia Mai Timor-Leste
Portugal disse aos EUA que não se oporia à invasão de Timor-Leste
Mengungkap Invasi Indonesia di Timor-Timur

Kopassus veterans mark 41 years since Indonesia's invasion of East Timor

Pertempuran sengit & berdarah di Dili, Kopassus Vs Tropaz

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Timor Leste e Sudão do Sul Reforcam Relacoes Bilaterais

PM Timor Leste Xanana Gusmao e Presidente Sudao Sul Salva Kiir
Foto GOV.TL


O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão e a sua delegação, que incluía a Ministra das Finanças, Emília Pires, concluíram uma extensa agenda de reuniões e apresentações na República do Sudão do Sul.

Esta é a segunda visita do Primeiro-Ministro à mais recente nação do mundo, cuja capital, Juba, acolheu o Retiro Ministerial do g7+ em Outubro de 2011. O Sudão do Sul é membro do g7+, grupo de 18 países que é actualmente presidido por Timor-Leste.

Durante esta visita, o Primeiro-Ministro e a Ministra das Finanças reuniram-se com o Presidente, Salva Kiir e com membros do Governo do Sudão do Sul.

Em conferência de imprensa, após uma longa reunião com o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, o Presidente do Sudão do Sul, Salava Kiir, expressou o seu sentido apreço pelo apoio do Governo e do povo de Timor-Leste. Quando questionado por jornalistas locais acerca da relação entre os dois países, o Presidente explicou que “o Sudão do Sul tem apenas dois anos de idade e Timor-Leste tem agora onze anos de idade. É como um irmão mais velho a ajudar o irmão mais novo.”

A reunião governamental realçou as várias semelhanças entre o Sudão do Sul e Timor-Leste. Ambos se tornaram independentes após uma longa luta pela libertação, ambos têm petróleo, ambos enfrentam o desafio de construir a paz e reforçar as suas instituições estatais para uma efectiva prestação de serviços.

A Ministra Emília Pires manteve reuniões com o Ministro das Finanças do Sudão do Sul, Aggrey Tisa Sabuni e com o Ministro do Petróleo, Actividades Mineiras e Indústria, Stephen Dhieu. O Ministro do Petróleo expressou o seu desejo de enviar uma delegação a Timor-Leste para aprofundar conhecimentos sobre a Autoridade Nacional do Petróleo (ANP), a Companhia Nacional de Petróleo e a gestão e administração do Fundo Petrolífero de Timor-Leste.

Na quarta-feira, dia 4 de Dezembro, o Primeiro-Ministro e a Ministra das Finanças viajaram de helicóptero com oficiais do Governo, incluindo o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Peter Gbando, à remota aldeia de Malou, no Condado de Bor, Estado de Jonglei. A aldeia comemorou a chegada dos convidados especiais com a matança de uma vaca, danças, discursos e uma demonstração de luta livre. A comunidade estava particularmente emocionada com o facto da Ministra das Finanças ter regressado à aldeia após a sua visita, no ano passado, e profundamente honrada pela presença do “grande chefe” de Timor-Leste.

O Governo de Timor-Leste contribuiu financeiramente para a construção de uma escola primária mista na aldeia e, neste dia, comemorou-se a colocação da primeira pedra. A conversa comovente do Primeiro-Ministro com o povo da aldeia de Malou, juntamente com o seu abraço aos ex-combatentes pela libertação e a interacção com as crianças, impressionou profundamente as pessoas que declararam que o seu coração sentiu gratidão para com o povo de Timor-Leste pela sua amizade, solidariedade e apoio.

No último dia da visita oficial, o Primeiro-Ministro proferiu um discurso na Conferência de Investimento do Sudão do Sul, incentivando os investidores a ver o potencial do país e a aproveitarem as vantagens em serem dos primeiros a investir. Referiu, também, algumas das experiências de Timor-Leste em negócios internacionais e aconselhou o Governo a permanecer vigilante para garantir que a exploração comercial é justa e eticamente correcta.

Centenas de estudantes da Universidade de Juba assistiram a uma palestra que Primeiro-Ministro deu mais tarde nesse dia, intitulada “Partilhar Experiências”. A audiência estava muito interessada em ouvir as experiências de Timor-Leste, e foram tantas as perguntas que o tempo não permitiu que todas pudessem ser respondidas.

O Primeiro-Ministro, que é também Ministro da Defesa e da Segurança de Timor-Leste, levou a cabo o seu último compromisso com o Ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos do Sudão do Sul, Kuol Manyang. Juntos, os dois ministros visitaram a sede militar do Exército de Libertação do Povo do Sudão [ELPS] onde, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão falou aos veteranos sobre a melhor forma de honrar a sua luta pela libertação, incentivando-os a trabalhar e mostrar liderança contínua na construção da nação.

GOV.TL
Díli, 10 de Dezembro de 2013
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.