VISAO MISAO OBJECTIVO SPORTIMOR FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
Congresso  Nacional de Recontrucão de Timor-Leste Frente Revolucionaria de Timor-Leste Independente Partido Democratico Frenti-Mudança FM Partido Socialista Timor Partido do Desenvolvimento Nacional Associação Social-Democrata Timorense União Nacional Democrática de Resistência Timorense União Democrática Timorense Partidu Republikanu Partido Libertasaun Povu 

Aileba Partido Democrática Republica de 

Timor Associação Popular Monarquia Timorense Partido Unidade Nacional Partido Milénio Democrático Klibur Oan Timor Asuwain Aliança Democrática Partido Timorense Democrático Partidu Democrática Liberal Partido do 

Desenvolvimento Popular Partido Democrata Cristão

Ohin, 7 Dezembru, Tinan 41 Liu-ba Indonesia Invade Timor-Leste (1975-2016)
7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste 7 Dez 1975 Indonesia Kamat Timor-Leste
TIMOR-LESTE
Ami nia mehi ma'ak Liberta ita nia Rain no Liberta ita nia Povo, Ita hotu nia Mehi ma'ak Ukun Rasik An!".


Memoria 7 Dezembru 1975 - Invazaun Militar Indonesia Mai Timor-Leste
Portugal disse aos EUA que não se oporia à invasão de Timor-Leste
Mengungkap Invasi Indonesia di Timor-Timur

Kopassus veterans mark 41 years since Indonesia's invasion of East Timor

Pertempuran sengit & berdarah di Dili, Kopassus Vs Tropaz

sábado, 23 de março de 2013

BIOGRAFIA DO PAPA FRANCISCO

Papa Francisco
O Papa Francisco (Jorge Mário Bergoglio) nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936. Os seus pais, Mário Begoglio (trabalhador ferroviário) e Regina Maria Sivori (dona de casa) eram emigrantes italianos. Jorge Mário Bergoglio nasceu e cresceu no bairro de Flores.


Em 1949, Jorge frequentou, junto com o irmão menor, o colégio salesiano “Wilfrid Barón”, de Ramos Mejia, na classe de 6º B. Recebeu como prova a lista dos premiados o 1º. Prémio de Comportamento e de Religião e Evangelho. Na idade de 17 anos, teve como Director espiritual o padre Enriço Pozzoli (salesianos), da comunidade salesiana de Almagro. Jorge Mário Bergoglio fez o curso de Engenharia Química e obteve o Mestrado. Com 21 anos entrou para o Seminário e estudou Teologia na Faculdade de Teologia do Colégio de São José, em São Miguel de Tucuman, no norte de Argentina. Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Licenciou-se em Filosofia em 1960, na Universidade católica de Buenos Aires.

Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Foi ordenado sacerdote em 13 de Dezembro de 1969. Fez os últimos votos na Companhia de Jesus em 1973, ano em que foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário de Villa Barilar, Nesse ano, foi eleito superior provincial dos Jesuítas na Argentina. Fez doutoramento na Alemanha. Entre 1980 e 1986 foi reitor da faculdade de Filosofia e Teologia de san Miguel.

Em 20 de Maio 1992, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Nomeado Arcebispo de Buenos Aires em 28 de Fevereiro de 1998. Foi elevado a Cardeal por João Paulo II em 21 de Fevereiro de 2001, com o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Além do espanhol, fala italiano, francês e alemão. Ainda que trabalhava no palácio arquiepiscopal, o Cardeal Jorge Bergoglio vivia só com máxima frugalidade num pequeno apartamento ao lado da catedral de Buenos Aires, aonde costumava ir confessar.

O Papa Francisco gosta de futebol. Era sócio do Clube San Lorenço de Almagro desde 1998. Este clube foi fundado em 1908 por um sacerdote Lourenço Massa. Francisco é um homem culto que lê autores clássicos, entre os quais, Dostoievski. É autor de várias obras, entre as quais se destacam: “O verdadeiro é o serviço”, 2007; “Mente aberta, coração acreditado””; Dios en la ciudad: Primero Congresso pastoral urbana region Buenos Aires, 2011, “Homilias y mensajes”.

Porto, 23 de Março de 2013.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo
Prémio Nobel da Paz 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.