VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20110203

Paz explicada aos mais novos por D. Ximenes Belo

EM COIMBRA

Paz explicada
aos mais novos
por D. Ximenes Belo

No Dia Escolar da Não-violência e da Paz, que ontem se assinalou na Escola Inês de Castro, em Coimbra, coube a D. Ximenes Belo explicar aos alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância Almas de Freire, de Santa Clara, o significado dessa pequena palavra que se escreve com três letras apenas, tal como «a palavra mãe», começou por referir o Prémio Nobel da Paz.

«Sabem o que significa a palavra paz?», questionou o bispo timorense. A resposta saiu de imediato. «Ser amigo», respondeu um dos pequenos. Ser amigo e não só. «Estar bem, amar o próximo, não bater», acrescentou D. Ximenes Belo, à jovem plateia, instalada no pavilhão da Escola Inês de Castro, que se mostrou ávida de saber os significados da paz no mundo.

A paz é ainda, explicou o bispo de Timor-Leste, «aceitar todos, querer bem a todos, construir um futuro melhor». «Temos paz quando não há guerra», acrescentou, do meio da plateia, o pequeno Miguel, momentos antes de um outro aluno acrescentar que a guerra está «no Egipto».

É verdade, concordou o bispo, lembrando, contudo, que a paz começa em casa, «com os pais», e se estende à escola e a tudo o resto. «É um grande dom de Deus», concluiu o Prémio Nobel da Paz de 1996, para dar início a um período de questões por parte da assistência. E “choveram” questões, com o Rodrigo a dar o “pontapé de saída”, a perguntar porque é que a paz é tão importante.

A visita de D. Ximenes Belo foi promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância Almas de Freire e pretendeu assinalar o Dia Escolar da Não-violência e da Paz. No ano passado, as crianças fizeram uma eleição dos prémios Nobel da Paz nas turmas. Este ano «foi o próprio Nobel da Paz que veio à escola», explicar o sentido da palavra, afirmou Rosa Moreira, presidente da associação.

O dia coincidiu com o 63 aniversário do orador, e isso não foi esquecido pelos alunos, que cantaram os parabéns e o fizeram apagar as velas.

Diário de Coimbra
03 de Fevereiro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.