VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20101008

PRÉMIO NOBEL DA PAZ DE 2010

LEE-XIAOBO

Acaba de ser atribuído o Prémio Nobel da Paz 2010, a um dissidente chinês o Sr. LEE–XIAOBO, co-autor da “Charter 8” e actualmente na prisão. Ganhou o galardão, “pela sua longa luta de não-violência pelos Direitos fundamentais”, segundo O Comité Nobel da Paz, sediado em Oslo.

Pessoalmente, regozijo-me com esta atribuição e, espero que a Comunidade Internacional possa continuar a pressionar o Partido Comunista Chinês no sentido de encetar um caminho de verdadeira democratização do país e de reformas políticas neste grande País.

O Sr. Lee-Chiaobo, de 54 anos é co-autor do Documento conhecido “Charter 8”, publicado em Dezembro de 2008. Nesse Documento os autores e milhares de signatários chineses apelavam ao Governo para acabar com o domínio político do Partido Comunista Chinês, fazer as reformas políticas e sociais e, ter o compromisso de respeitar as liberdades e os direitos fundamentais do Homem. Por causa disso, o Sr. Lee foi condenado a onze anos de prisão.

Como sempre acontece, as grandes reformas na vida dos povos e das nações, às vezes, exigem sacrifícios, prisões e mortes. E, ao longo destes anos, já foram muitos os Mártires da Liberdade, na China!

Que este reconhecimento internacional contribua para alguma mudança de atitude nos dirigentes políticos chineses.

Porto, 8 de Outubro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo
Co-laureado Premio Nobel da Paz 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.