VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20100130

Ultima Hora - Vaticano Nomeia Pe. Norberto do Amaral Bispo para a Nova Diocese em Timor Leste

O Rev. Padre Norberto do Amaral nomeado Bispo de Maliana, Distrito Bobonaro

Dili - (FH, 30/01/2010) Circula em dili a informacao, de que, foi criada mais uma nova diocese em Timor-Leste, anunciou hoje o Vaticano. O Padre Norberto do Amaral, de 53 anos, ex-Paroco de Maubisse e ex-Reitor do Seminario Menor de Nossa Senhora de Fatima de Balide Dili, foi o nomeado para primeiro bispo de Maliana (Distrito de Bobonaro).

De acordo com a Radio Renascenca na sua edicao online, a Nova Diocese, criada a partir de Díli, onde o novo bispo era chanceler, tem mais de 3.600 quilómetros quadrados e uma população de 210 mil pessoas, a maioria das quais católicas. A igreja paroquial de Maliana, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, passará a ser a catedral da nova diocese.

O Forum-Haksesuk relata a partir de Dili que, ate o momento ainda nao houve reaccoes ou quaisquer comentarios tanto por parte das autoridades governamentais, em particular, o IV governo constitucional e a Presidencia da Republica, asssim como a sociedade civil e os proprios cristaos da nova diocese.

Fonte: FH news em Dili partilha noticia com a Radio Renascenca (30/01/2010)
Outras fontes: noticiaslusofonas;
Dili - A terceira diocese em Timor-Leste a cargo do bispo D. Norberto do Amaral - 30-Jan-2010 - 12:16 A Igreja em Timor-Leste conta a partir de agora com uma terceira diocese – Maliana, com território desmembrado da diocese de Díli. Como primeiro bispo de Maliana, o Bento XVI nomeou hoje o Pe. Norberto do Amaral, Chanceler da diocese de Díli. A nova diocese tem um território de 3.645 quilómetros quadrados e uma população de 210 mil pessoas, na quase totalidade católicos. Corresponde à região administrativa de Maliana, com três distritos: Liquiça, Bobonaro e Cova-Lima. Confina a leste com a diocese de Díli e a ocidente com a Atambua (Indonésia). Conta com dez paróquias, seis padres diocesanos, 25 padres religiosos e 27 irmãos. Oitenta e uma as religiosas. A Igreja paroquial de Maliana, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, passará a ser a catedral da nova diocese. O Pe. Norberto do Amaral tem 53 anos, nasceu a 17 de Fevereiro de 1956, em Ainaro, diocese de Díli. Depois de ter frequentado o ensino primário na escola católica de Ainaro, entrou no Seminário menor diocesano de Dare. Realizou os estudos de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de Ritapiret, Flores, Indonésia. Foi ordenado padre em Outubro de 1988 para a diocese de Díli. Depois de ter desempenhado por um ano as funções de Vigário paroquial na paróquia de Ainaro, de 1989 a 2000 foi pároco de Maubisse. De 2000 a 2004 foi Reitor do Seminário menor diocesano de Díli. De 2005 a 2007 estudou em Roma, na Universidade Urbaniana, formando-se em Teologia Dogmática, passando a ser professor dessa matéria no Seminário maior de Díli. Desde 2008 era também Chanceler da diocese de Díli e director da revista diocesana “Seara”. As outras dioceses de Timor Oriental são Díli, criada em 1940, tendo actualmente como bispo D. Alberto Ricardo da Silva (66 anos), e Baucau (criada em 1996), cujo bispo é D. Basílio do Nascimento (de 59 anos).
O estado timorense por seu turno, pretender criar uma representacao diplomatica do Vaticano em Timor Leste. O ex-ministro dos negocios estrangeiros Jose Ramos Horta, deslocou-se a Roma em 2007 na qualidade do Primeiro Ministro do II Governo de Timor Leste, assim como, o seu sucessor Zacarias Albano da Costa no Ministerios dos Negocios Estrangeiros do IV Governo Constitucional desenvolve esforcos neste sentido para poder vir a concretizar a criacao da terceira diocese e possivelmente no futuro, viria a acontecer a dita "representacao diplomatica" em Dili.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.