VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE
 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Governo assinou acordo com empresas Petrolíferas da Malaysia para trazer Pipeline GSR para Timor-Leste

Dili - O Governo de Timor-Leste, decidiu assinar acordo com as companhias Petrolíferas da Malaysia para cooperação cuja objectivo é o de trazer Pipeline Greater Sun Rise (GSR) para Timor-Leste. A visita do ex-PM nos dias (10-11 Dezembro), trazendo consigo empresários Malayu para investir em Timor-Leste, assinou os MOU´s entre o Governo de Timor-Leste e as companhias Malayu, como: Company Kencana HL SDN (KHL), Company IBEX Cooperation Amalgamated e Janar Resources SDN BHD.

Nos contactos de alto nível entre o Governo Timor-Leste e representantes das Companhias Petronas e Petrokimia da Malaysia, aos quais o Jornal teve acesso, “O Governo está à procura de uma companhia alternativa para trocar com a Woodside, para explorar a possibilidade para trazer o Pipeline GSR para Timor-Leste”.

A Malaysia demonstrou o seu empenho em ajudar Timor-Leste, nos aspectos técnico-científico, para trazer o Pipeline GSR para Timor-Leste. As empresas como Petronas e Petrokimia irão apoiar Timor-Leste em todos os aspectos; alem do vector técnico-científico, estão também prontas para criar infra-estruturas para as plataformas petrolíferas, a capacitação dos recursos humanos nas áreas do petróleo e gás natural. E também para ajudar a criar a companhia de Petróleo e Gás de Timor-Leste.

Timor-Leste aproximou-se também da companhia KOGAS, da Correia do Sul, a maior compradora de gás do mundo, que também está pronta para a apoiar o Governo de Timor-Leste, no aspecto técnico-científico, nas áreas de Petróleo e Gás. A KOGAZ irá ajudar Timor-Leste a criar a LNG de Timor-Leste.

Austrália, através de Woodside, quer levar Pipeline GSR para Austrália

O Governo da Austrália, através da companhia Woodside, desenvolveu o máximo de esforços para levar o Pipeline GSR para o seu país, principalmente para Norte da Austrália. Através da Woodside tem procurado enfraquecer o Estado de Timor-Leste nas negociações. Segundo fontes deste Jornal, a Woodside, é uma companhia que pretende aumentar o seu orçamento extra para desenvolver actividades como suportar os grupos na sociedade civil Timorense para enfraquecer o Estado Timorense, favorecendo os interesses da Austrália e da Woodside. Como último recurso, pode tentar alimentar a crise política e militar para criar instabilidade em Timor-Leste!

Fonte: Suara Timor LoroSae (STL, 14/12,pag.1 e 14)!

Versaub Tetum: http://forum-haksesuk.blogspot.com/2009/12/goveru-asina-ona-akordo-ho-empresa-mina.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.