VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080728

Eleição antecipada, Ramos Horta porta-voz do Mari Alkatiri

Lisboa, Forum Haksesuk (FH) - Em declaração ao Semanário Expresso na última edição (26/07), Presidente da República José Ramos Horta, «concordou com novas eleições». Continuo Ramos Horta, “Concordo, desde que não haja uma data rígida. Contrapropus que os partidos me dessem a prorrogativa de fazer consultas em 2009 para saber da oportunidade de eleições antecipadas. Perdendo a confiança do Parlamento, o primeiro-ministro resignaria, mas não teria de haver necessariamente novas eleições. Eu poderia convidar a Fretilin a formar governo" (in Expresso, 26/07).

A eleição antecipada, foi defendida pelo partido maioria na oposição e concebida por Mari Alkatiri antes e depois do atentado 11/02, tornou-se como uma bandeira política para Fretilin. Tentou a todo custos de realização das eleições antecipadas. O próprio AMP (Aliança para Maioria Parlamentar) não abdicou da sua posição em cumprir a legislatura até 2012. Do ponto de vista jurídico-constitucional, a evocar a eleições antecipada nos seguintes circunstâncias: Crise politica institucional; não consegue aprovar o Orçamento Geral do Estado (OGE); Rejeitar o Programa do Governo duas vezes consegutivas e a moção de censuara. No quadro constitucional de Timor-Leste, o Presidente da República não pode impor os seus interesse pessoais, porque a Constituição não permitem. Ao segundo Manuel Tilman, Deputado da AD (KOTA/PPT), parceiro da Fretilin na oposição, considera que, “Este Governo seria o mais correcto possível, mas se cair, provocaria uma evolução diabólica no panorama político actual" (FH,12/05). Tilman está ao lado da AMP e rejeita a hopotese da eleição antecipada.

Acção política do Ramos Horta e Alkatiri com base no ódio e vingança

As declarações do Ramos Horta, Presidente da Republica (PR) e Mari Alkatiri (MA) antigo PM de Timor-Leste, alimentada com base do sentimento de ódio e vingança. Todas as politicas e as estratégias com a única orientação é o poder e utiliza todos os meios e recursos para chegar mais rápido possível ao poder. As propagandas desenvolvidas pelos ambos, com base do sentimento de ódios e vingança.

Governo do Xanana que pagou as despesas do Xavier do Amaral

Ao segundo fonte do Forum Haksesuk em Dili, o gabinete do PM Xanana Gusmão que pagou todas as despesas do Francisco Xavier do Amaral, Presidente da ASDT e aliado da Fretilin para próximo eleições legislativas. Apesar de Xavier do Amaral, assumiu ruptura com AMP, mas o Governo de Xanana continuo a pagar as suas despesas, das empregadas da cozinha, limpesa, abastecer combustiveis, etc. Este acto, só mostra de que, IV Governo Constitucional liderado pelo Xanana Gusmão, desenvolver uma politica para país com base no «Amor e Paz», Timor para todos timorenses, foi o lema do Governo! (N)

Lisboa, 28-07-2008
Forum Haksesuk
E-mail: fhaksesuk@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.