VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20080601

Confronto Xanana vs Mari Alkatiri = 2-1

Xanana sai vencedor num confronto directo com Mari Alkatiri, utilizamos a linguagem futebolística para descrever estes factos. No duelo da 1ª volta do campeonato (legislativa 2007 e formação do IV GC), Xanana Gusmão (XG) venceu Mari Alkatiri (MA) por resultado mínima (1-0), porque XG conseguiu reunir vários partidos políticos, unir em torno de um projecto político. Dai surgiu entendimento dos Partidos Políticos através de criação da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP). A Plataforma da AMP servia como base para justificar de uma aliança parlamentar saudável e que possa garantir a estabilidade institucional. O primeiro teste para AMP, foi a eleição para Presidente do Parlamento Nacional onde a Fretilin apresentou o seu triunfo, deputado Aniceto Guterres, activista dos direitos humanos, pertence a nova geração, com objectivo de atrair os votos da bancada AMP (CNRT, PD, ASDT e PSD). Por outro lado, AMP apresentou Fernando Lasama de Araújo, como o seu candidato e na hora da votação o candidato apoiado pela AMP ganhou com maioria. A primeira vitória da AMP, enviou uma mensagem clara ao Presidente da República, uma semana depois convidou AMP para formar IV Governo Constitucional e empossou Xanana Gusmão como novo PM. Enquanto ao lado da Fretilin nem sequer reunir condições suficientes para forma uma coligação.

No duelo da 2ª volta, MA e Fretilin, estavam a preparar terrenos para conquistar o jogo, a meta a atingir é a «Eleição Legislativa antecipada em 2009», a materialização do jogo é através de estabelecer a estratégia de curto e médio prazo e construir novos aliados para pressionar o Presidente da República para dissolver o governo e convocar eleições legislativas antecipadas. A outra táctica utilizada é como aranjar maneira e ser possível influenciar o árbitro (Presidente da República) que possam decidir o resultado do jogo a seu favor. Dentro de um jogo onde o árbitro tivesse influenciado, automaticamente o resultado do jogo seria injusta, porque favorecia um e prejudicaria a outra. O esforço da Fretilin e MA ganhando força, quando o Presidente da República veio afirmar a sua posição a favor da «eleição antecipada», embora IV Governo Constitucional governe bem ou mal. Parece que o papel do arbitro não demonstra a sua insparcialidade, mas cada vez mais inclinado para uma das parte, a partida o resultado do jogo é previsível.

No confronto directo XG vs MA, não basta só apenas o factor externo (arbitro) para MA vencer o jogo, mas precisa ponderadamente uma estratégia e táctica. Quem vence qualquer combate não basta ter muitas estrelas na sua equipa (também importante), mas delinear uma boa estratégia e combinar com as tácticas certas, assim pode ganhar um jogo. Não basta apenas esperar da ajuda do árbitro. Portanto, o resultado final deste jogo foi de 2-1 a favor de XG.

0-1: No início de Maio, surgiu-se uma nova Plataforma ASDT/Fretilin, mais conhecida por «Plataforma 1 de Maio de 2008», a finalidade política desta plataforma é «como chegar ao poder» através da distribuição das cadeiras e definir a estratégia para o futuro eleições legislativas (antecipadas para 2009?) ou 2012. O eco da plataforma suscitou várias leituras e interpretações. Desde logo, os apoiantes da Fretilin e MA consideravam esta foi uma jogada efectuada pelo MA contra XG e os mais entusiasmados considerando o «adeus» da AMP. Mas por outro lado, aqueles que preferem adoptar um discurso mais realista, considerando a plataforma servia apenas para o interesse dos grupos pelo poder e renegar para segundo plano o interesse nacional.

1-1: O golo do empate veio depois do acordo, quando grupo Parlamentar da ASDT mantém fiel ao compromisso com a AMP. Como noticiou Fórum Haksesuk: “Os deputados da ASDT (Associação Social Democracia Timorenses) querem honrar o compromisso com AMP (Aliança para Maioria Parlamentar), segundo fontes FH no Parlamento Nacional Timorense (PNT). Acrescenta ainda, ”os cinco deputados continuam com a posição forte e fiel a AMP (FH, 08/05/2008)” [1]. A Plataforma da ASDT/FRETILIN pode causar problemas ao Partido, num desentendimento entre a direcção e o grupo Parlamentar, trazer o risco para ASDT, como escrevi neste espaço: “Mas de acordo com o regimento interno do Parlamento Nacional (PN), a lei que foi votado e aprovado por maioria Parlamentar naquela altura era Fretilin. Aplicava no caso do Deputado Leandro Isaac. Por razão do interesse politica partidária, a Fretilin votou favorável a permanência do Deputado Leandro Isaac, sendo cumpriu o mandato como deputado independente. A lição esta dada, o tal hipótese venham acontecer, a direcção do partido ASDT não basta recorrer o estatuto interna do partido para mover processo disciplinar contra o seu grupo parlamentar, mas cabe o Parlamento Nacional tenham uma palavra a dizer (FH, 13/05 e STL, 16/05) [2]”.


2-1: O golo da vitória da equipa de XG, quando a UNDERTIM veio anunciar a sua adesão e assumir o compromisso com AMP. A posição da UNDERTIM reflecte uma relação emotiva dos antigos combatentes com «Maun Bot» (Irmão mais velho) Xanana Gusmão, por um lado. Por outro, XG dentro de um ano da sua governação consegue resolver alguns problemas pendentes da herança do anterior Governo liderado pelo então PM MA, entre outras, a atribuição das Pensões aos antigos combatentes da Libertação Nacional. Enquanto MA estava no poder, desrespeitar os antigos combatentes. Como descreveu Vicente Maubosy [3]: ”«Durante governasaun Mari Alkatiri, nem sequer 1% dos militantes da FRETILIN hetan beneficios balu hanesan: veteramos, orfauns, viuvas i mutilados da guerra»”. Com base destas imperativos, XG leva vantagem enquanto no que toca a questão dos antigos combatentes da libertação nacional.

Lisboa, 01 de Junho de 2008

António Ramos Naikoli

Nota:

[1] Ver o fórum Haksesuk: «Os deputados da ASDT querem honrar o compromisso com AMP», http://forum-haksesuk.blogspot.com/2008/05/os-deputados-da-asdt-querem-honrar-o.html
[2] Ver o Fórum Haksesuk: «O risco da ASDT perder o grupo Parlamentar», http://forum-haksesuk.blogspot.com/2008/05/o-risco-da-asdt-perder-o-grupo.html
[3] Vicente Mau bocy, « DR. MARI ALKATIRI :HAKRUK, HAKNEAK HODI TANE LIMAN – HUSSU ESMOLA APOIO POLITICO KATUAS XAVIER DO AMARAL», http://forum-haksesuk.blogspot.com/2008/05/dr-mari-alkatiri-hakruk-hakneak-hodi.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.