VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20071211

D. Ximenes Belo “A PAZ GLOBAL É QUASE UMA UTOPIA”

D. Ximenes BeloA PAZ GLOBAL É QUASE UMA UTOPIA

D. Ximenes Belo mostrou-se preocupado com a”Paz Global” e caracterizou-a como uma “Utopia”. Este discurso foi proferido numa visita ao Concelho de Penela no dia 8 de Dezembro, a vespera do dia Internacional dos Direitos Humanos.

Penela, 08.12.2007

O Concelho de Penela tem sido amplamente destacado pela imprensa local e regional devido ao projecto “Penela PRESÉPIO-07” considerado o maior Presépio animado do país.

No passado Domingo, D. Ximenes Belo visitou este Concelho e o seu PRESÉPIO por especial convite do Sr. Presidente da Câmara Municipal Dr. Paulo Júlio e Rev. Padre Daniel. Decorreu uma visita à vila e D. Ximenes, concelebrou a missa do 2º Domingo do Advento. Na Eucaristia, estiveram presentes os Embaixadores de Timor Leste e de Indonésia em Lisboa Manuel Soares Abrantes e Francisco Lopes da Cruz, diversas autoridades locais, empresários, representantes dos Académicos Timorenses de Coimbra e a comunidade.

Durante a missa, D. Ximenes Belo convidou todos os cristãos presentes a reflectirem na essência da Paz Global no Mundo actual, enraizada nos textos bíblicos escolhidos para este dia. A 1ª leitura (Is 11,1-10) evocou “os cristãos a despir-se dos valores efémeros e egoistas que as vezes damos excessiva importância, do que, a principal missão que é construir um reino de justiça e de paz sem fim, onde estão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias e os conflitos”. Mais adiante, o Evangelho (Mt 3,1-12) alertou “…os contemporâneos a mudar a mentalidade, os valores, as atitudes, a fim, de que, nas suas vidas haja lugar para essa proposta de viver em paz e harmonia que está para chegar…” (Natal).

Na Sua homília, o Laureado Nobel da Paz frisou que a “Paz Global actual é apenas uma utopia devido a crescente crise social, fome, pobreza, injustiça social, conflitos armados, doenças e a infinidade das guerras em todo o mundo em nome dessa paz global. Essa paz, quase utópica só poderia ser reconstruída a partir do coração de cada um de nós, das familias e das comunidades, a fim de atingirmos a verdadeira Paz Global baseada no Amor, na Justiça e no respeito pelos Direitos Humanos.”

Depois da cerimónia, a comitiva de D. Ximenes Belo acompanhado pelo Presidente da Câmara visitaram o “Penela PRESÉPIO-07” localizado na tenda junto ao Castelo.

Esta visita foi concluída com a recepção de Dom Ximenes Belo e os Embaixadores no Salão Nobre da Câmara, na qual, o Dr. Paulo Júlio agradeceu a visita dessa comitiva à vila de Penela e proferiu, em simultâneo, elogios a D. Ximenes Belo, pela nobre contribuição à causa de Timor e à Paz no Mundo, dizendo que é “um homem de Causas e de Utopias”. No mesmo local, o dirigente Penelense entregou um cheque no valor de 500 Euros oferecido por uma das firmas patrocinadoras do “ Penela-Presépio” a empresa Lúcios, SA., num acto de solidariedade às crianças de Timor. D. Ximenes Belo, destinou que esse cheque seguirá para reconstruir uma sala de aula de uma escola Pré-Secundária Católica, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no Distrito de Suai, lugar onde foram massacrados muitos cristãos, juntamente, com quatro sacerdotes, em 1999.

No final, o bispo aproveitou para agradecer a todos os presentes em nome do Embaixador de Timor em Lisboa, a solidariedade que o povo português teve para com o povo timorense, durante o processo da luta pela independência e apelou para que essa solidariedade moral seja renovada, no sentido de apoiar os irmãos timorenses a construir o seu futuro para além da independência política restaurada em 2002. Pelo que, qualquer apoio seja pequeno ou grande é necessário para garantir a paz e o desígnio nacional.

Por Félix de Jesus

Timorense em Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.