VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20181115

Dois Timorenses destemidos do dia 12 de Novembro de 1991: Mário Viegas Carrascalão & Carlos Felipe Ximens Belo

Mário Viegas Carrascalão
& Carlos Felipe Ximens Belo
Dois Timorenses destemidos do dia 12 de Novembro de 1991: Mário Viegas Carrascalão & Carlos Felipe Ximens Belo

Ao terminar este dia, prestes a dormir, de modo particular, quero evocar dois homens importantes, e incansáveis naquele fatídico dia 12 de Novembro 1991. Claro, não ponho de lado senhor Max Stall pelo seu trabalho em filmar e Pe. Felgueiras, SJ que esteve também no Cemitério logo a seguir ao triste acontecimento para encomendar a Deus os tombados e ajudar os sobreviventes.

Dois filhos da terra que naquele dia não cansaram de procurar saber como as coisas aconteceram e pesquisar onde foram lançados os corpos destes jovens heróis barbaramente assassinados naquela manhã no Cemitério de Santa Cruz em Balide. 

Tanto Dom Ximenes como senhor Carrascalão não paravam de entrar em contacto com as máximas autoridades militares em Dili para saber “in loco” a situação de momento.

O sangue que tinha jorrado pelo cemitério dentro, antes do meio-dia estava tudo limpo. Eram camiões equipadas de água que lá jorrava para lavar todo o sangue vertido. 

Mário e a esposa foram logo ao hospital saber da situação dos feridos entretanto, Dom Ximenes transportava um por um os sobreviventes para as suas casas até ao entardecer.

Ele tinha comunicado ao polícia e ao governador sobre o que ía fazer naquele dia. Claro, para esta actividade, era acompanhado por um padre. Só que por parte das autoridades policiais não mantiveram a palavra dada. Dias depois eles começaram a perseguir os jovens e encarcerara-los nas celas dos polícias em Comoro. Além dos jovens, estava também Pe. Alberto Ricardo para ser interrogado, (actual bispo de Dili) na altura Pároco de Motael que tinha presidido a Eucaristia naquele dia. 

Pela 12h, ouvi a noticia sobre o acontecimento dada pela Rádio Austrália em inglês.

Daí para frente, quase todas as emissoras internacionais transmitiam a triste noticia e claro Mário e Belo, principais homens de Dili foram entrevistados e como sempre, as autoridades civis e militares não gostaram o lado verídico que estes dois destemidos homens vociferaram. Nas suas residências, os telefones não paravam de tocar. Os passos deles também começam a ser controlados. Eles como sempre corajosos, enfrentam os réporters ou outros que tentam manipulá-los com perguntas aliciadoras.

Aqui quero expressar o meu OBRIGADO ao senhor Mário e a Dom Carlos pelo modo como encararam com cabeça fria a trágica situação daquele dia, pois para além dos telefonemas e faxes, pessoas familiares aproximavam-se deles para saber o paradeiro dos seus ente-queridos. Sei que não podemos pagar este “favor” feito, mas acredito que Deus recompensará vossos feitos grandiosos, terá sido pior, se por acaso vocês agirem naquele momento doutra forma.

O meu desejo é que estes dois grandes homens no seio timorense possa um dia escrever este trágico acontecimento para a genração vindoura.

Viva Sebastião e os gloriosos heróis de 12 de Novembro de 1991. 
Muito obrigado senhor Mário Viegas Carrascalão.
Muito obrigado Dom Carlos Felipe Ximenes Belo, SDB.

N.B. Gostaria de partilhar tbm aqui a foto de Dom Ximenes mas como não sei fazer, limito-me a publicar esta do senhor Mário. Obrigado pela atenção, amigos. Um abraço e boa noite ou bom dia depende quem lê. Desclpe também pelos erros que encontrem.

Crispim Costa
November 13, 2012
https://www.facebook.com/crispim.costa.1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.