VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20081218

Reunião do Conselho de Ministros de 17 de Dezembro de 2008

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
IV Governo Constitucional
SECRETARIA DE ESTADO DO CONSELHO DE MINISTROS
COMUNICADO À IMPRENSA


Reunião do Conselho de Ministros de 17 de Dezembro de 2008

O Conselho de Ministros reuniu-se esta Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008, na Sala de Reuniões do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Díli, e aprovou:

1- Homologação do Acordo de Financiamento entre Timor-Leste e a International Development Association, relativo ao Programa de Desenvolvimento da Juventude.

O Governo homologou o Acordo assinado pela Ministra das Finanças com a International Development Association, entidade dependente do Banco Mundial, no montante de US $ 2.1 milhões de dólares, para promover o fortalecimento e a inclusão da Juventude nos processos de desenvolvimento local e comunitário.

2- Apresentação das Prioridades para 2009

O Conselho de Ministros, na sua reunião de hoje, voltou a analisar e discutir um documento produzido pelo Ministério das Finanças abordando as prioridades para o próximo ano de 2009:

· O desenvolvimento das infraestruturas;
· O desenvolvimento rural;
· O desenvolvimento dos recursos humanos.

As infraestruturas e a criação de emprego serão temas transversais no programa das prioridades nacionais para 2009, se bem que se continue a prosseguir os empreendimentos previstos para 2008 e ainda não terminados ou que se mantêm como prioridades.

Com a aprovação deste documento foram ainda desenhadas uma sequência de acções que visam a criação dos Grupos de Trabalho interministeriais que irão elaborar a Matrix final das Prioridades Nacionais 2009 a ser apresentada aos Parceiros de Desenvolvimento no início de Abril do próximo ano.


3- Apresentação do Relatório Sobre o Estado da Nação

O Conselho de Ministros ouviu uma apresentação efectuada pelo Ministro da Economia e Desenvolvimento e pela Comissão Nacional de Investigação e Desenvolvimento acerca do Relatório sobre o Estado da Nação.

À Comissão coube a tarefa de produzir um conjunto de relatórios que visam responder aos desafios que a nossa jovem nação enfrenta desde que restaurou a sua independência, com detalhado enfoque sobre a situação sectorial, nomeadamente pela análise transversal que apresenta quanto a dezoito desses sectores.

O Relatório do Estado da Nação, o segundo a ser elaborado em Timor-Leste, serve como uma fotografia da situação do pais em 2008 e estabelece soluções de base para cada um dos sectores analisados, que podem representar um ponto de partida para o respectivo arranque e progresso.
Desta forma, o Relatório constitui uma base sólida de apoio ao processo decisório racional quanto à afectação de recursos a médio prazo, consonante com as metas de desenvolvimento nacional da Visão de Timor-Leste 2020.

O Conselho de Ministros analisou ainda:

4- Decreto-Lei que aprova o Código Penal

Na sequência da autorização legislativa dada pelo Parlamento Nacional, através da Lei n. 13/2008, o Conselho de Ministros analisou hoje o projecto de Código Penal.

A Ministra da Justiça e os respectivos assessores fizeram uma apresentação sobre o Código, salientando, designadamente, o respectivo enquadramento com as convenções internacionais sobre a matéria, já ratificadas por Timor-Leste.

Foi realçado que o projecto esteve em discussão pública durante dois meses, tendo recolhido variados contributos dos órgãos da sociedade civil e de agências internacionais.

5- Apresentação do novo Website do Governo

A empresa IDA, contratada pela Secretaria de Estado do Conselho de Ministros, apresentou o novo portal do Governo, que se pretende seja um site que preste o máximo de informação relativa à actividade do Governo e ao país, de forma clara e transparente.

Para além de toda a informação relevante sobre o actual Governo, o portal manterá a memória institucional dos anteriores governos, bem como da História de Timor-Leste.

O site terá links para os sites dos diferentes Ministérios e de outros órgãos do Estado, bem como links para os sites de outras instituições e entidades privadas consideradas relevantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.